Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 05 > IFPB capacita servidores sobre Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

IFPB capacita servidores sobre Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

Evento tem como tema “Dialogando o Programa Nacional de Alimentação Escolar: Transformando a Teoria em Prática”
por publicado: 20/05/2021 11h15 última modificação: 20/05/2021 11h15

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), promove, até esta quinta-feira (20), uma capacitação com os servidores que fazem parte das comissões que executam o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no IFPB.

A abertura da capacitação foi realizada nessa quarta-feira (19), de forma virtual, e contou com a participação do reitor Nicácio Lopes e dos pró-reitores Manoel Macedo (Assuntos Estudantis), Cleidenedia Oliveira (Extensão e Cultura) e Mary Roberta Marinho (Ensino).

Para Mary Roberta, a capacitação é considerada de suma importância, uma vez que, “busca estreitar as relações entre as famílias que produzem os alimentos (os agricultores) e as famílias que recebem esses alimentos (nossos estudantes). Então, esse momento pretende ampliar essa potencialidade de relacionamento para que o IFPB não perca recursos e mantenha sempre essa relação de forma eficiente”.

Cleidenedia Oliveira, em seu pronunciamento, destacou a alegria em participar da capacitação. “Eu já estive na administração de um campus e lutei muito para que o PNAE fosse adiante e tivesse força no IFPB. O programa é muito importante para o desenvolvimento da região e do Estado. A partir dele, o Instituto precisa adquirir o mínimo de 30% de alimentos dos produtores da agricultura familiar, o que representa um fomento às famílias de pequenos agricultores. Então, para mim, estar aqui hoje, é motivo de grande alegria”.

Já Manoel Macedo destacou e agradeceu o trabalho das equipes na realização do evento. “Fica registrado o meu agradecimento a todos os que se envolveram na realização dessa capacitação e a todos que se dedicaram  para que nós avançássemos com o PNAE. Gostaria de reconhecer também os esforços das comissões locais que cumpriram um papel estratégico para que pudéssemos aprimorar a execução do Programa - que possui um papel estratégico e fundamental na nossa instituição.”

Para o reitor Nicácio Lopes, falar em PNAE é falar sobre humanidade, solidariedade e dignidade humana. “Quando se fala em alimentação, fala-se no básico para subsistência humana. Esta é uma das pautas mais positivas que temos neste momento em que passamos por diversas dificuldades. Nosso IFPB, felizmente, conta com a dedicação de dirigentes, de agentes públicos, que faz com que o PNAE tenha avançado positivamente. Temos diversas metas a serem aperfeiçoadas e amplificadas, mas com muita alegria podemos registrar os avanços que tivemos nesses últimos anos. Estamos buscando implementar uma execução eficiente, para que todos os recursos públicos sejam aplicados e cheguem a seus destinos, produzindo os efeitos desejados  de alimentar o que temos de mais precioso na instituição: o nosso estudante”.

No primeiro dia de evento, ainda houve um debate sobre a execução do PNAE, as legislações e orientações para realização das chamadas públicas. Nesta quinta-feira (20), os participantes irão conhecer as experiências exitosas de instituições como o Instituto Federal Sul de Minas e Instituto Federal de Pernambuco na execução do PNAE, além de depoimentos de representantes da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento da Paraíba e de agricultores familiares do Estado.

Verônica Rufino - Comunicação PROEXC