Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 05 > Conif publica chamada para adesão ao Programa Português como Língua Adicional (PLA) em Rede

Noticia

Conif publica chamada para adesão ao Programa Português como Língua Adicional (PLA) em Rede

IFPB terá 60 vagas. Inscrição vai até 18 de junho
por Heranir Oliveira publicado: 18/05/2021 12h33 última modificação: 18/05/2021 17h53

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) publicou, nesta segunda-feira (17) uma Chamada Pública para as instituições da Rede Federal interessadas em aderir e implementar o Programa Português como Língua Adicional (PLA). O prazo de inscrição termina no dia 18 de junho de 2021 e a adesão deverá ser feita por meio do formulário eletrônico disponível no link.

O programa foi lançado numa solenidade on-line no dia 05 de maio, a data foi escolhida para somar as comemorações do “Dia Mundial da Língua Portuguesa”. O PLA em Rede é um curso online de 250 horas, oferecido por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA). O curso é voltado para o fortalecimento das políticas de internacionalização e tem o intuito de promover a educação do idioma na Rede como língua adicional para formar cidadãos capazes de transitarem em diversos contextos globais e interculturais.

Para participar do edital, as instituições devem observar alguns critérios como a designação de um servidor para coordenar o curso, outro para coordenar a plataforma de estudo e um tutor para cada 20 estudantes, limitado ao máximo de 60 estudantes por instituição. O Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) é o responsável pela operação do programa.

A previsão é que os cursos de português tenham início em agosto de 2021 e a seleção dos estudantes estrangeiros seja feita diretamente pelas instituições que optarem pela oferta em seus campi.

A Assessora de Relações Internacionais do IFPB, Mônica Maria Montenegro, integrou o Grupo de Trabalho de Política Linguística e Política de Línguas da Rede que resultou nesse edital. Professora Mônica lembra que a adesão ao PLA é institucional. “O professor de línguas que se habilitar e representar a instituição precisa indicar as pessoas que irão atuar de forma voluntária, o professor não terá bolsa, mas vai ter a carga horária dentro do seu mapa de atividades. Tudo precisa passar pela Arinter e ter a concordância da direção do campus” disse.

No dia 31 de maio o Conif vai promover uma Live - tira dúvidas sobre a adesão ao PLA.

Para mais informações, acesse o Edital CONIF/AI Nº 05, de Adesão ao Programa Português como Língua Adicional (PLA) em Rede.

Anexo I - Definição papéis
Anexo II - Plano de Trabalho
Anexo III - Sugestão de Cronograma do curso de PLA
Anexo IV - Aspectos norteadores para a implantação do curso

DGCOM do IFPB com informações da Assessoria do Conif/Arinter