Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 05 > Colégio de Dirigentes dialoga sobre situação orçamentária do Campus Sousa

Noticia

Colégio de Dirigentes dialoga sobre situação orçamentária do Campus Sousa

Propostas oriundas de comissão foram apresentadas durante a reunião
por Patrícia Nogueira publicado: 28/05/2021 16h29 última modificação: 28/05/2021 16h29

Os Dirigentes do IFPB estiveram reunidos na manhã e tarde desta sexta-feira (28) por meio de webconferência. A pauta do encontro foi a situação orçamentária do Campus Sousa e os resultados apontados pela comissão que realizou um estudo analítico e propôs medidas para minimizar os efeitos da queda orçamentária na unidade.

De acordo com o Reitor Nicácio Lopes, “A solução é calcada no bom senso, no entendimento, na razoabilidade de todos. A reitoria está inserida nessa lógica de recomendar que empreendamos esforços para que o campus se recupere e obtenha o seu equilíbrio financeiro. O campus deve estar aberto às medidas do relatório para atingir esse equilíbrio. De mãos dadas caminharemos”, ressaltou.

O Pró-Reitor de Administração, Pablo Andrey Arruda, apresentou o trabalho realizado pela comissão com o objetivo de fazer um estudo analítico e diagnóstico da situação e apresentou as medidas estratégicas que devem ser tomadas pelo campus para sanar os problemas de ordem financeiras. “O relatório é no sentido de auxiliar na resolução desses problemas relacionados ao orçamento. A comissão se debruçou para mostrar as necessidades e os objetivos foram atingidos”, comentou Pablo sobre o minucioso trabalho feito pelo grupo que foi composto por representantes dos campi e da PRAF.

Durante a reunião cada membro da comissão apresentou suas impressões e ao final foram apresentadas algumas medidas que podem contribuir para o equilíbrio financeiro. As medidas foram divididas em dois grupos e devem ser executadas a curto e a médio prazo e tratam sobre redução de contratos, não criação de novas despesas sem dotação orçamentária,  readequações de mão de obra terceirizadas e redução do rebanho sem prejudicar a área finalística de ensino.  

O Diretor Geral do Campus Sousa, Francisco Cicupira elogiou e agradeceu o trabalho da comissão e fez contrapontos nas propostas. “Quero aqui enaltecer a coragem da comissão que demonstrou profissionalismo e parabenizar aos diretores pelo gesto de se disponibilizar em colaborar e participar ativamente da comissão”, disse o diretor, que apresentou sugestões ponderando que a unidade vem fazendo sacrifícios e reduções de despesas ano a ano.

O Colégio de Dirigentes por unanimidade acatou as recomendações contidas no relatório e a partir da próxima segunda-feira (31) a comissão e o campus farão interlocuções para executar as propostas do documento observando os prazos. “A reitoria estará colaborando junto com os campi e essa equação será resultante da soma de esforços. Temos a certeza de que esse assunto não se encerra aqui, continuaremos acompanhando de forma irmanada para obter uma solução definitiva”, finalizou o Reitor Nicácio Lopes.

Os resultados da visita ao Ministério da Educação realizada na semana passada também foram apresentados pelo Reitor Nicácio ao Colégio de Dirigentes. A visita objetivou o provimento de recursos orçamentários para custeio e manutenção dos campi Pedras de Fogo, Areia e Sousa (Hospital Veterinário).