Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 05 > Alunos do PEC-G/IFPB produzem vídeo em homenagem ao Dia Mundial da Língua Portuguesa

Confira também programação comemorativa
por Heranir Oliveira publicado: 05/05/2021 10h09 última modificação: 05/05/2021 10h25

Estabelecida oficialmente em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), mas foi em novembro de 2019 que a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) proclamou o dia 5 de maio como "Dia Mundial da Língua Portuguesa".

O português é o oitavo idioma mais falado no planeta. Além do Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os lugares em que o idioma tem estatuto de língua oficial. Esse idioma aproxima povos, une o norte ao sul, liga a educação à cultura através da literatura, teatro, música e demais expressões culturais.

E para comemorar este dia, os alunos do Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros (CLIPE) – vinculado a ARINTER (Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais) - do IFPB, produziram um vídeo recitando a poesia de Gilberto Mendonça Teles “Língua”. Os alunos são provenientes da América Central, Ásia e África e estão estudando a língua portuguesa no Campus João Pessoa desde fevereiro de 2020.

Confira neste link o vídeo.

A Coordenação do CLIPE também produziu um pôster com links importantes sobre o Dia Mundial da Língua Portuguesa, além de compartilhar alguns eventos organizados pela CPLP/UNESCO, AULP, CONIF e Museu da Língua Portuguesa que vem participando durante o mês de abril e maio em comemoração à data:

29/04 - Mesa-redonda “Políticas Nacionais e o Ensino da Língua Portuguesa em Contextos Multilingues”, às 12:00 de Lisboa.

04/05 - O Museu da Língua Portuguesa hoje e Praça da Língua, às 19:00

05/05 - “Português, Língua de Cultura, Ciência e Inovação”, às 10:00 de Lisboa

05/05 - Nós da língua portuguesa do mundo, às 11:00

13h - Bailão das Letras: o funk e a literatura -

14h -Eu de cá e tu de lá

15h às 18h00 - As línguas do Brasil –

05/05 - Lançamento do Programa de Ensino Remoto de Português como Língua Adicional da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (PLA em Rede),  às 17:00 de Brasília- meet.google.com/dbo-suxi-mbj

09/05 - Tópico: Internacionalização da Língua Portuguesa Após a Conquista do Dia Mundial: que desafios?, as 12:00 de Lisboa

*ASCOM do IFPB com informações da Arinter.