Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 04 > Reitoria Itinerante WEB dialoga com a comunidade do Campus Campina Grande

Reitoria Itinerante WEB dialoga com a comunidade do Campus Campina Grande

O reitor conversou com os alunos no período da manhã e com os servidores no período da tarde
por publicado: 28/04/2021 21h23 última modificação: 29/04/2021 07h19

O IFPB realizou a Reitoria Itinerante WEB nesta quarta-feira (28) no Campus Campina Grande. O reitor do IFPB Nicácio Lopes e sua equipe gestora dialogaram com a comunidade do Campus. O evento reuniu os estudantes no período da manhã e os servidores da unidade no período da tarde. Em cada uma das sessões, os presentes apreciaram uma apresentação cultural realizada pelo ator e servidor Júlio César Rolim, com a declamação das poesias: “Ai se sêsse” de Zé da Luz e "Briga na procissão”, de Chico Pedrosa.

A pauta dos estudantes trouxe temas pertinentes a auxílio de inclusão digital; entrega de cestas básicas a alunos deJulio césar.jpeg  baixa renda; necessidades de parcerias interinstitucionais e programas para ampliação da oferta de estágios e repensar a carga horária para licenciaturas; ampliação do acervo da biblioteca; sugestão de construção de um bloco dedicado ao empreendedorismo e esclarecimentos sobre a Pesquisa e a Extensão.

Com relação ao Auxílio de Inclusão Digital, o pró-reitor de Assuntos Estudantis Manoel Macedo esclareceu que o benefício terá continuidade e que os campi já estão, inclusive, iniciando ações neste sentido. Sobre o Programa Alunos Conectados do Governo Federal, algumas pendências estão sendo resolvidas para normalizar a entrega dos chips, e em breve novo edital será aberto, uma vez que o programa foi prorrogado até dezembro deste ano. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) também foi mantido. Alguns campi já estão com suas chamadas abertas. Os alunos também tiraram dúvidas sobre o ensino com a Pró-Reitora Mary Roberta Marinho, Sobre a Extensão com a Pró-Reitora  Cleidenedia Morais e sobre a pesquisa com a Pró-Reitora Silvana Costa. O diretor-geral do Polo de Inovação Erick Augusto falou sobre os editais de credenciamento para estudantes, servidores e professores e destacou a participação de Campina Grande nestes editais.

No período da tarde, o diálogo com os servidores abordou a autorização e planejamento da emissora de rádio educativa para o Campus Campina Grande. O reitor Nicácio Lopes disse que o projeto da rádio ainda está em construção e em breve terá participação dos comunicadores do Campus e da comunidade. Haverá possibilidade de parcerias com outras instituições de ensino, preferencialmente pertencentes a rede pública.

Os outros temas abordados na reunião foram: solicitação de melhorias logísticas para o bom desempenho dos trabalhos desenvolvidos pelos tradutores e intérpretes de libras; nomeação e remoção de servidores; recursos para compra de equipamentos das áreas de construção de edifícios e mineração; os processos eletrônicos que envolvem estudantes menores de idade, por meio da anuência dos pais e Projen: dúvidas técnicas sobre a execução dos projetos de ensino (PROJEN), conforme resolução CS NO 39/2019.

O diretor-geral do Campus Albino Nunes agradeceu a participação de todos e falou da importância de escutar a comunidade para aperfeiçoar o trabalho. “Às vezes pensamos que está tudo bem, mas ouvindo a comunidade, percebemos que ainda há pontos a serem melhorados”, comentou.

Ao encerrar o encontro, o reitor Nicácio agradeceu aos gestores do Campus, estendendo o agradecimento a toda a comunidade e proferiu palavras de esperança quanto a expectativa do fim da pandemia. “Precisamos acreditar que dias melhores virão, conseguiremos atravessar este período inusitado e exercer a grandeza do trabalho educacional, aos professores, a minha gratidão”.

*Iris Souto Maior - jornalista do IFPB/Reitoria