Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 04 > Reitoria anuncia construção de ginásio poliesportivo no Campus Catolé do Rocha

Reitoria anuncia construção de ginásio poliesportivo no Campus Catolé do Rocha

A obra vai receber investimento na ordem de R$ 1,5 milhão proveniente de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Gervásio Maia
por publicado: 23/04/2021 17h48 última modificação: 26/04/2021 13h51

A Reitoria do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) anunciou a construção de mais um ginásio poliesportivo na Instituição. O aparelho vai ser erguido, nos próximos meses, no Campus Catolé do Rocha, localizado no Sertão paraibano, distante 450 km da capital João Pessoa.

A obra representa R$ 1,5 milhão de investimento em infraestrutura, beneficiando, diretamente, cerca de 450 estudantes, além de professores e técnico-administrativos do Campus que desenvolvem atividades físicas e organizam eventos acadêmicos de natureza diversa como feira de ciência e apresentações culturais.

A construção do ginásio só vai ser possível graças à emenda parlamentar destinada pelo deputado Gervásio Maia (PSB-PB) para atender demanda apresentada pelo reitor Nicácio Lopes em nome da comunidade acadêmica. “Os nossos parlamentares estão sendo atualizados constantemente sobre as necessidades e prioridades de cada Campus e da Reitoria do IFPB”, afirma o reitor.

“Elaboramos, em 2020, um projeto com a necessidade de construir um ginásio poliesportivo no Campus Catolé do Rocha, que pudesse sediar eventos desportivos e apresentamos ao deputado Gervásio”, lembrou o reitor Nicácio Lopes, ao destacar que o parlamentar assumiu o compromisso de conseguir os recursos necessários para o empreendimento do aparelho.

IFPB CATOLE DO ROCHA.JPG O novo canteiro de obras do IFPB vem sendo reforçado este ano com emendas parlamentares da grande maioria dos parlamentares que compõem a bancada paraibana no Congresso Nacional, a saber: deputados Frei Anastácio (PT), R$ 2,8 milhões; Ruy Carneiro (PSDB), R$ 1,1 milhão; Pedro Cunha Lima (PSDB), R$ 500 mil; Efraim Filho (DEM), R$ 500 mil; Edna Henrique (PSDB), R$ 300 mil; Aguinaldo Ribeiro (PP), R$ 300 mil; e Damião Feliciano (PDT), R$ 100 mil e dos senadores (as): Nilda Gondim (MDB) R$ 1,5 milhão; Veneziano (MDB), R$ 500 mil; e Daniella Ribeiro (PP), R$ 300 mil.

O total de recursos destinados pelos parlamentares ao Instituto Federal da Paraíba em 2001 soma R$ 9,4 milhões extraorçamentários. Agora, com a liberação do orçamento 2021, vai ser possível executar as obras agendadas no IFPB, incluindo o ginásio poliesportiva do Campus Catolé.

Foto_Gestores IFPB CATOLE.jpg Essa é a expectativa do diretor de administração e planejamento do Campus, Raniery Antunes Queiroga. “O projeto arquitetônico já foi elaborado pela Diretoria de Gerenciamento e Fiscalização de Obras da Reitoria. Os recursos já estão garantidos, então só temos que comemorar este novo investimento no nosso Campus”, destaca Raniery, mostrando que a obra inclui a construção de um ginásio poliesportivo coberto de grande utilidade para a comunidade acadêmica.

A coordenadora de controle acadêmico do Campus, Aryane Praxedes, reforça o pensamento do colega sobre a possibilidade de multiuso do aparelho ao frisar que o espaço também poderá ser utilizado para apoiar os eventos de extensão. “Essa ginásio pode beneficiar, por exemplo, as demandas advindas dos cursos FIC (curta duração) e de outras parcerias celebradas pelo Campus com a sociedade local”, observa Aryane.

CATOLE IFPB.JPG O anúncio da construção do Ginásio poliesportivo no campus Catolé do Rocha foi motivo de comemoração, informou a diretor geral daquela unidade de ensino, professora Suzany Cecília Medeiros. Segundo a gestora, o ginásio de esportes levará mais comodidade ao campus não sendo mais necessário o deslocamento dos nossos alunos durante aulas práticas de educação física que acontecem nas dependências de outras instituições.

“Por isso somos gratos e reconhecemos o empenho do nosso Reitor, professor Nicácio, pela busca de melhorias constantes para os campi do IFPB, proporcionando melhores condições de atendimento à comunidade escolar tanto no campus Catolé do Rocha quanto nos demais campi”, enalteceu Suzany, agradecida igualmente ao Deputado Gervásio Maia, conterrâneo catoleense, pelos recursos destinados ao Campus.

“As escolas que oferecem atividades esportivas, artísticas e culturais aos seus estudantes são reconhecidas como instituições formadoras de profissionais com maior potencial para mundo do trabalho”, finaliza o reitor Nicácio Lopes, reconhecendo que esse investimento vem sendo paulatinamente construído pela Reitoria nos campi do IFPB com o aporte financeiro destinado pelos parlamentares da bancada paraibana no Congresso Nacional.

A diretora de Ensino Yasmin Ramos Peregrino também considera fundamental a construção: "As atividades desportivas, os eventos culturais e os campeonatos tais como os de robótica, são fundamentais para a formação integral dos nossos alunos. Esse ginásio certamente será palco para grandes aprendizados!"

Filipe Donner – Jornalista e Diretor Geral de Comunicação e Marketing do IFPB