Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 04 > Encontro de Gestores é encerrado com apresentação das Pró-Reitorias

Noticia

Encontro de Gestores é encerrado com apresentação das Pró-Reitorias

Através de mesas redondas, foram apresentados os destaques das gestões
por publicado: 16/04/2021 20h02 última modificação: 16/04/2021 20h02

O Encontro de Gestores da Reitoria do IFPB chegou ao fim nesta sexta-feira (16). Foram três dias de debates e exposições sobre o trabalho realizado pelas Diretorias Sistêmicas e Pró-Reitorias, com destaque nas áreas de liderança e gestão estratégica. Nos turnos da manhã e tarde, as Pró-Reitorias fizeram exposições das suas políticas e ações mais relevantes.

O formato das apresentações virtuais foi de mesa redonda contando com a participação dos Pró-Reitores e seus Diretores e abrindo para questionamentos do público. Durante a manhã, a Pró-Reitoria de Administração e Finanças (PRAF), Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) fizeram suas exposições.

IFPB lideres PRAF.jpeg A PRAF apresentou um estudo feito sobre a evolução orçamentária do IFPB ao longo dos anos e enfatizou alguns pontos sobre a sua execução, abordando também sobre os investimentos realizados no último exercício. O Pró-Reitor Pablo Andrey Arruda falou sobre o cenário de crise, os desafios enfrentados com a queda do orçamento e as conquistas alcançadas em meio a tantas dificuldades. A exposição contou também com as falas dos diretores: Thaciana Cunha (Orçamento), Renata Almeida (Finanças), Carlos Diego dos Santos (Licitação), João Miguel Neto (Manutenção), Marcos Antonio Marques (Administração).

Em seguida, houve a apresentação da PRAE. O Pró-Reitor Manoel Macedo fez uma reflexão sobre a importância da assistência ao discente dentro de uma perspectiva macro de direito fundamental e protagonismo estudantil, favorecendo a permanência e o êxito dos alunos. “A criação da Pró Reitoria e todo seu processo de estruturação foi uma grande conquista e agradecemos pelo empenho do nosso Reitor. É setor importante que eu vejo como estratégico no instituto”, pontuou Macedo. Os diretores Suelâneo Viegas (Planejamento e Gestão de Políticas Estudantis), Silvio Farias (Educação Física) e a Assistente Social Anna Clara Mendonça falaram sobre as principais ações dos seus setores. IFPB Lideres PRAE.jpeg

No final da manhã, a PRPIPG fez sua exposição e mostrou como as ações dessa pasta são essenciais para o funcionamento do instituto, atuando em parceria com o ensino e a extensão, formando o importante tripé da educação. “Procuramos trabalhar sempre de forma integrada com os demais setores, abertos ao diálogo, salientando as boas práticas de gestão e melhorando os pontos fracos”, afirmou a Pró-Reitora Silvana Cunha, apontando a preocupação da sua gestão com as melhorias nas instruções e fluxos processuais, visando estabelecer boas relações interpessoais.

IFPB lideres PRPIPG.jpeg O Diretor de Pesquisa, Francisco Dantas, falou sobre os programas de pesquisa, enfatizando o programa Interconecta, programas de iniciação científica, bolsas ofertadas e as parcerias com o CNPq. A Diretora de Pós-Graduação Deyse Morgana abordou dois eixos: o de cursos ofertados pelo IFPB e em parcerias com outras instituições e o eixo de qualificação. O novo Diretor de Inovação, Daniel Soares, que substitui o professor Maxwell Amaral falou dos desafios da inovação no IFPB e a importância da busca por parcerias entre atores internos e sobretudo externos para novas fontes de financiamento que fomentem a inovação institucional. Por fim, o professor Maxwell fez um relato sobre seu trabalho e tratou sobre a gestão da política de inovação.

IFPB lideres agradecimento.jpeg O Reitor Nicácio Lopes entregou uma moção de agradecimento ao docente Maxwell e ressaltou o importante legado que ele deixa para a inovação do IFPB: “A inovação do IFPB cresceu muito e o professor Maxwell foi um divisor de águas nesse aspecto. Esse é um momento simbólico e singelo de agradecimento ao trabalho desenvolvido por este educador que tanto contribuiu. Não poderíamos deixar de ostentar e exibir o seu grande talento”, destacou o reitor Nicácio. 

MARY ROBERTA IFPB.jpg No período da tarde, a primeira Mesa Redonda foi da Pró-Reitoria de Ensino (PRE) aberta pela pró-reitora Mary Roberta Meira Marinho que fez uma linha do tempo acerca da atuação a frente da pasta. Entre os marcos da gestão, ela citou a implantação do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepe), a reformulação do sistema de Controle Acadêmico que passou a ser realizado no SuapEdu e a automatização das bibliotecas no KoHa. A capacitação no quadro de professores, pedagogos e TAEs que tinha sido recém-ampliado foi outro fator marcante citado. A inserção de uma Coordenação de Estágio no âmbito da PRE foi lembrada. A reformulação de regulamentos didáticos e o Portal do Estudante, também foram abordados. Mary Roberta ressaltou a conquista do recredenciamento institucional com conceito 4, obtendo níveis de excelência em diversos âmbitos. Os diversos programas de ensino também foram mencionados e os marcos legais construídos pela instituição. 

 EAD IFPB bus.jpg A seguir, foram feitas apresentações dos Diretores Geísio Lima Vieira (Educação Superior); Degmar Francisca dos Anjos (Educação Profissional); Francisco de Assis Rodrigues de Lima (Educação a Distância); Lígia Verônica Marinho Dantas Cabral (Cadastro Acadêmico, Certificação e Diplomação) e Rivânia de Sousa Silva (Articulação Pedagógica). A PRE ressaltou o crescimento de mais de 37% no número de matrículas do IFPB, de 2014 a 2019 e o aumento da quantidade de docentes em cerca de 40%.

cleide IFPB.jpg A última pró-Reitoria a realizar Mesa Redonda foi a de Extensão e Cultura. A pró-reitora da Proexc, Cleidenedia Morais Oliveira, apresentou toda a estrutura administrativa e de recursos humanos e explicou acerca dos procedimentos da pasta. Cleidenedia ressaltou o desafio de inserção da extensão na curricularização do IFPB, enfatizou o crescimento da atuação em ações extensionistas por toda a instituição, principalmente com o aumento no número de editais de programas e projetos. Novas frentes de trabalho e áreas de atuação da Proexc foram apresentadas, bem como eventos, premiações, publicações acadêmicas e a articulação sempre presente com os campi e os parceiros externos.

Em seguida, os diretores da Proexc Maria Jose Batista Bezerra de Melo (Extensão Popular e Rural); Yana Gabrielle Chagas Dantas (Extensão Tecnológica) e George Glauber Félix Severo (Cultura) explanaram sobre o cotidiano de suas pastas e as conquistas realizadas na gestão. A Proexc apresentou dados que indicam o grande alcance do IFPB com 1149 discentes participando de ações extensionistas, 144 TAs, 228 parceiros, 770 docentes e 635 beneficiados na comunidade. 

ENCERRAMENTO IFPB.jpgO reitor Nicácio Lopes fez o encerramento oficial do encontro agradecendo todo o empenho dos pró-reitores. Ele comemorou os números auspiciosos mostrados pelos gestores e fez questão de nomear cada um e comentar sobre ações. Nicácio destacou as qualidades de humildade e de dedicação enfatizando a importância de deixar cada pró-reitor à vontade para escolha de suas equipes. Para o professor Nicácio, um dos grandes papeis desenvolvidos pelo Encontro de Gestores da Reitoria foi publicizar ações diversas de uma pasta que, muitas vezes, não são conhecidas por outros setores. Os participantes elogiaram a iniciativa do evento de promover integração, mesmo em plena pandemia e trabalho remoto.  

Patrícia Nogueira e Ana Carolina Abiahy – jornalistas do IFPB