Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 04 > Coletânea Rede Rizoma destaca atuação de Núcleos de Extensão do IFPB

Coletânea Rede Rizoma destaca atuação de Núcleos de Extensão do IFPB

Seis títulos da Coletânea foram lançados em solenidade virtual realizada na segunda-feira (19)
por publicado: 20/04/2021 10h56 última modificação: 20/04/2021 10h56

Incentivar a produção e a disseminação das experiências resultantes das atividades de extensão e cultura no IFPB. Esse é o objetivo da Coletânea Rede Rizoma, que teve mais seis títulos lançados em solenidade virtual realizada na última segunda-feira (19). O lançamento está disponível no canal da TV IFPB no YouTube.

A solenidade contou com a participação de gestores, extensionistas e parceiros sociais. Foram lançados os títulos: IMERGIR, VIVENCIAR, COMPARTILHAR: reflexões a partir da prática extensionista - do Campus João Pessoa; NÚCLEO DE EXTENSÃO DE MÃOS DADAS COM A COMUNIDADE (DEMADC): desenvolvendo ações educativas no Município de Cabedelo - do Campus Cabedelo; NUCAES: rompendo muros - do Campus Guarabira; EDIFICAR: núcleo de extensão - do Campus Campina Grande; NECCOM: pelas trilhas da cultura e da cidadania - do Campus Princesa Isabel e REGISTROS E MEMÓRIAS DAS PRODUÇÕES EXTENSIONISTAS ARTÍSTICO-MUSICAIS DO IFPB - do Campus João Pessoa.

“A coletânea traz uma série de contribuições, de memórias e lições aprendidas. Traz também o reconhecimento a diversos parceiros sociais. Então, quando a gente se depara com os títulos lançados a gente vê a importância das ações de extensão do IFPB para o contexto paraibano”, afirmou o diretor de Cultura do IFPB, George Glauber Félix Severo durante a apresentação da coletânea. Na oportunidade, ele agradeceu o trabalho do Comitê Editorial da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), liderado pela bibliotecária Beatriz Alves.

Já a extensionista Ana Zulema Pinto destacou a importância da atuação dos núcleos da Rede Rizoma na indissociabilidade entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão.  “Os núcleos são sustentáculos importantes desse tripé e da relação IFPB e comunidade. Eles possibilitam ao instituto transitar em territórios diversos, transcendendo os muros institucionais, conhecendo e interagindo com os sujeitos em diferentes espaços, transitando pelos diferentes saberes, dizeres e fazeres que perpassam as várias áreas de conhecimento e da produção cultural que habitam as múltiplas comunidades que participamos”.

“A coletânea traz um relato da troca de saberes e experiências realizada entre a academia e a sociedade. Essa troca dialógica faz a Rede Federal se destacar nacionalmente e também faz a diferença na formação dos nossos alunos. Em 2019, tínhamos 98 núcleos no IFPB. Hoje já são 125 núcleos que crescem através de ações de fomento que visam estender essa rede para que esse conhecimento ganhe novos rumos e novos patamares. Estou muito feliz e orgulhosa. Agradeço aos extensionistas e a todos os servidores envolvidos que não mediram esforços para realizar esse trabalho”, afirmou a pró-reitora de Extensão e Cultura, Cleidenedia Oliveira.

Representando o reitor Nicácio Lopes na solenidade, a pró-reitora de Ensino, Mary Roberta Marinho, parabenizou a equipe da PROEXC. “É um trabalho fantástico que retrata o registro do desenvolvimento dessa rede, mostrando a clareza das experiências vivenciadas pelos extensionistas no IFPB e as relações com a comunidade. Parabenizo o Comitê Editorial da PROEXC e a Editora IFPB pelo trabalho”.

Todos os títulos da Coletânea Rede Rizoma estão disponíveis para acesso na página da Editora IFPB. (Clique aqui).

Verônica Rufino - Comunicação PROEXC