Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 04 > Acordo da CAPES beneficia mestrado em Engenharia Elétrica do IFPB

Acordo da CAPES beneficia mestrado em Engenharia Elétrica do IFPB

Ação faz parte do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação nos estados
por Heranir Oliveira publicado: 12/04/2021 10h31 última modificação: 19/04/2021 12h21

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) assinou um acordo de cooperação técnica com 15 fundações de Amparo à Pesquisa para a execução do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Parcerias Estratégicas nos estados. O programa vai beneficiar o IFPB com apoio financeiro e concessão de novas bolsas.

Para o custeio e a execução das atividades previstas no Plano de Desenvolvimento da Pós-Graduação das FAPs (PD-FAP), cada Fundação investirá, no mínimo, 30% do valor oferecido pela CAPES para pagamento de bolsas. O orçamento será de R$121,9 milhões.

Na Paraíba o apoio financeiro da CAPES em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) contemplou as demais instituições públicas de ensino superior – Universidade Federal de Campina Grande, Instituto Federal da Paraíba e Universidade Estadual da Paraíba. O IFPB participou no Eixo Estratégico: Diversificação Produtiva para o Desenvolvimento Social e Urbano da Paraíba, com o Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica.

Para a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG), Silvana Costa, a participação no edital é de extrema importância, principalmente no cenário de tantas reduções orçamentárias que vem ocorrendo nos últimos anos. Segundo ela o acordo contribuirá de forma relevante para a consolidação do mestrado em Engenharia Elétrica do IFPB. “O Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica foi contemplado com mais duas bolsas, além das 5 da Capes, além de R$93.816,00 reais para Aquisição de material de consumo, taxa de publicação de artigo científico em periódicos, ações ligadas a internacionalização (professor estrangeiro visitante) e taxas referentes à tramitação de patentes” disse.

DGCOM do IFPB com informações da CCS/CAPES