Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 03 > Plano de biossegurança e plano de finalização do ano letivo são apresentados ao Codir

Assistência estudantil e capacitação também foram pontos discutidos na reunião do Colégio de Dirigentes
por Patrícia Nogueira publicado: 22/03/2021 14h17 última modificação: 24/03/2021 15h51

O Colégio de Dirigentes do IFPB se reuniu na manhã desta segunda-feira (22) por meio de videoconferência. Em pauta foram abordados pontos sobre o plano de biossegurança e plano de finalização do ano letivo, além de trazer novidades sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar e edital de afastamento de servidores para capacitação.

reuniao codir 1.pngOs estudantes do IFPB continuarão a ser beneficiados com o Programa Nacional de Alimentação Escolar. De acordo com as informações da Pró-Reitoria de Administração e Finanças, o recurso na ordem de aproximadamente R$1.435.000 já foi disponibilizado pelo FNDE para os campi. O Pró-Reitor de Administração Pablo Andrey Arruda observou ainda que os primeiros kits alimentares deverão ser adquiridos ainda com recursos oriundos do ano passado. Ele apontou que será feito um empenho imediato desses itens e após finalizar essa etapa será realizada nova licitação para aquisição de alimentos, priorizando a agricultura familiar.

O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, enfatizou que os campi devem constituir comissões para lançar os editais internos e chamadas públicas. “Esse ano queremos dar passos importantes no programa: garantir a participação de todos os campi e garantir aquisição de alimentos por meio da agricultura familiar. Já estamos com o recurso. Precisamos elaborar as chamadas públicas e posteriormente realizar a entrega escalonada dos itens, seguindo os protocolos de biossegurança”, explicou, enfatizando que a agricultura familiar é um dos pilares do PNAE e tem a sua importância estratégica. Para tanto, as equipes contarão com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão que auxiliará no processo junto aos agricultores.

O edital de afastamento para capacitação de servidores foi apresentado pela Diretoria de Pós-Graduação da PRPIPG. Foireuniao codir 3.png apresentado um quadro com o número de vagas disponibilizadas para afastamento por campus, devendo a instituição realizar concurso para professor substituto com o objetivo de cobrir estas vagas. Também foi discutido detalhes sobre a resolução que determina o tempo de contribuição do servidor no campus após o retorno da pós-graduação.

Outros dois aspectos relevantes abordados na reunião foram as apresentações do Plano de Biossegurança e Plano para finalização do ano letivo de 2020, construídos através de comissões multidisciplinares, contando com a participação de representantes de diversos campi.

A Pró-Reitora de Ensino, Mary Roberta Marinho, informou que o GT do plano de biossegurança vem trabalhando desde abril de 2020. O plano traz orientações de como deverá ocorrer o retorno presencial das atividades, uso dos espaços e protocolos que serão adotados pelo IFPB, como uso de mascaras, aferição de temperatura, distanciamento, dentre outros. O documento foi apresentado pela professora Claudia Brandão que afirmou que foram tomadas como base orientações das autoridades sanitárias, cartilha do Conif, bem como o plano novo normal do Estado da PB. Também há orientações específicas que levam em consideração a realidade local de cada campus.

reuniao codir 2.pngJá a Diretora de Articulação Pedagógica Rivânia Silva apresentou a minuta do plano de finalização do ano letivo 2020 que traz considerações sobre as atividades práticas necessárias para o término de algumas disciplinas, mas que por conta da pandemia não puderam ser realizadas.

O Reitor Nicácio Lopes elogiou o trabalho das comissões: “São documentos minuciosos feitos por uma equipe que se debruçou e fez um trabalho de fôlego importante e com conteúdo embasado e parametrizado em documentos oficiais”, destacou.

Ambos os documentos serão analisados pelos diretores gerais que terão o prazo de uma semana para apreciação. Os dois documentos deverão ser recolocados em pauta na próxima segunda-feira (29) para aprovação do Colégio de Dirigentes.