Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 03 > Novos membros do Consuper e CEPE tomam posse para o biênio 2021-2022

Novos membros do Consuper e CEPE tomam posse para o biênio 2021-2022

Solenidade virtual foi realizada nesta quinta-feira (11)
por Heranir Oliveira publicado: 11/03/2021 15h36 última modificação: 11/03/2021 15h39

Tomaram posse nesta quinta-feira (11) em solenidade virtual os novos integrantes do Conselho Superior (Consuper) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) do Instituto Federal da Paraíba para o biênio 2021- 2022. Devido as medidas de distanciamento social os termos de posse foram encaminhados via e-mail com assinatura pelo SUAP.

A posse dos conselheiros do Consuper aconteceu pela manhã. O evento foi aberto pelo reitor Nicácio Lopes. Em seguida a Diretora dos Órgãos Colegiados e secretária do Conselho Superior, Jamilly de Lima Alcântara, fez a leitura simbólica do termo de posse dos novos 46 titulares e 35 suplentes.

Em sua fala a Pró-Reitora de Ensino, Mary Roberta, que passa a integrar o Consuper, destacou a importância do Conselho que tem representatividade de vários segmentos. “O Conselho nos dá a segurança nas decisões para que possamos cumprir a missão tão importante de educar com qualidade e levar educação pública a quem necessita”.

O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, fez uma contextualização com o momento atual da pandemia, o drama social que passamos e as ameaças à democracia e autonomia universitária. “A nova composição desse Conselho é parte de um processo de fortalecimento da democracia dentro do IFPB. É importante pensar como através do Consuper podemos nos posicionar diante de qualquer ameaça à democracia em nosso país” disse.

O representante do governo do estado no Conselho, o Secretário de Educação, Cláudio Furtado, falou do momento difícil enfrentado pela educação. “Nós gestores temos que nos reinventar nessa pandemia para fazer com que todo esse problema da saúde que tem repercussões fortes na educação, que a gente possa minorar os impactos para os nossos alunos e nossa comunidade”.

O reitor Nicácio Lopes lamentou o drama humano que o país enfrenta diante do avanço da Covid e ressaltou a importância de seguir os procedimentos profiláticos recomendados com o distanciamento social, o uso da máscara e do álcool e a vacinação. O reitor deu os parabéns aos novos membros do Consuper e destacou o grau de legitimidade e representatividade. “Eu arrisco dizer que nosso Conselho é o mais democrático da Rede Federal, isto nos deixa muito feliz”.

Nicácio deixou uma mensagem de esperança e confiança para superar as adversidades agravadas pela pandemia. “A educação é o grande alicerce para solidificar o exercício da atividade cidadã. Sairemos dessa crise com mais vigor, com mais força para que possamos de fato continuar na missão de oferecer uma educação qualificada”. O gestor encerrou com versos do poeta Carlos Drummond de Andrade “Mãos Dadas” numa alusão à solidariedade.

No período da tarde houve a solenidade de posse dos 17 membros titulares e 17 suplentes do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). O reitor Nicácio Lopes parabenizou a equipe e pediu empenho e dedicação dos novos integrantes.” O CEPE concede segurança técnica as matérias que têm a sua especificidade aos tópicos temáticos da academia, a missão de vocês é da mais alta importância estratégica” disse.CEPE-imagem.jpg

A Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Silvana Costa, explicou a dinâmica das reuniões e falou da sua experiência em conselhos. Em seguida os novos integrantes do CEPE assistiram uma palestra do professor Avenzoar Arruda sobre os princípios constitucionais da administração pública. Ao final a Pró-Reitora de Ensino, professora Mary Roberta, foi reconduzida a presidência do CEPE.

registrado em: , ,