Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 03 > Dia Internacional da Mulher

Noticia

Dia Internacional da Mulher

Confira a mensagem do Reitor Nicácio Lopes a todas as mulheres do IFPB
por publicado: 09/03/2021 09h20 última modificação: 09/03/2021 09h36

“Mulher trabalhadora, estudante, empreendedora, dona de casa, adolescente, mãe, avó. Toda mulher tem uma história de luta para contar. Qual é a sua?”

As mulheres acumulam muitas lutas diárias e obstáculos a superar. Parabenizamos sempre toda esta perseverança, força e criatividade, especialmente no Dia Internacional da Mulher, data histórica que nos lembra as batalhas femininas por um espaço de igualdade na sociedade.

Neste ano de 2021, em que estamos todos enfrentando dias difíceis, queremos oferecer bem mais do que um Parabéns. Propomos uma escuta ativa, ouvir o que as mulheres têm a nos dizer e tentar trilhar um pouco desta caminhada ao lado delas.

Enaltecemos, muitas vezes, a mulher polivalente, que desempenha múltiplas tarefas e assume todos os papéis com total responsabilidade. Está na hora de refletir se estas várias funções e cargas que as mulheres assumem estão sobrecarregadas por causa de nossas ausências e incompreensões. Nossa sociedade precisa mudar sua linguagem ainda eivada de preconceitos e concepções limitantes acerca do universo feminino.

Esperamos despertar nas consciências a possibilidade de lutarmos juntos, homens e mulheres, por um mundo mais justo e solidário. Esta nova vida mais plena só será possível com o fim da violência contra as mulheres, a valorização de seu espaço profissional, a garantia de seus direitos e o incentivo ao desenvolvimento pessoal.

Devemos nos comprometer, a cada dia, para sermos parceiros das mulheres, promovendo espaços de diálogos e lutando sempre contra a opressão e discriminação. Parabenizamos e nos inspiramos nas trajetórias das servidoras, alunas e colaboradoras do IFPB, para caminharmos juntos rumo a uma comunidade mais feliz, com a plena inserção das mulheres nos espaços que desejarem.

Nicácio Lopes

Reitor do IFPB