Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 02 > Psicólogos do IFPB publicam em livro sobre psicologia escolar na pandemia

Psicólogos do IFPB publicam em livro sobre psicologia escolar na pandemia

Artigo foi sobre ações do grupo Há Braços, de acolhimento aos estudantes
por Ana Carolina Abiahy publicado: 20/02/2021 13h52 última modificação: 21/02/2021 14h09

As experiências de atividades de acolhimento aos estudantes desenvolvidas pelas equipes de psicologia do Instituto Federal da Paraíba durante a pandemia transformaram-se em reflexões publicadas em capítulo de livro pela editora Pimenta Cultural. O e-book Onde está a psicologia escolar no meio da pandemia? traz 44 capítulos com textos de todo o país.

O capítulo “Grupo Há Braços: ações de acolhimento de estudantes por profissionais da psicologia do IFPB durante a pandemia de Covid-19” foi escrito pelos psicólogos da instituição: Icaro Arcênio de Alencar Rodrigues, do Campus Campina Grande; Alex Ribeiro da Silva, do Campus Picuí; Anna Paola Sivini Lins e Silva, do Campus João Pessoa, e Letícia Lacerda Bailão, do Campus Monteiro. Mas, os autores fazem questão de destacar a atuação dos colegas que trabalharam durante a atuação do grupo Há Braços: Ana Carolina Simões Andrade Santiago Mousinho, da Reitoria; Eduardo Vieira da Cunha Ferraz, do campus João Pessoa; Jeordan Rangel de Figueiredo Júnior, do Campus Princesa Isabel, e Renalle Ruana Pessoa Ramos, do Campus Cajazeiras.

Os profissionais destacaram o desafio de utilizar diversas plataformas e aplicativos para acolher demandas de sofrimento dos estudantes dos 21 campi do IFPB, contribuindo na manutenção da saúde mental. Eles desenvolveram ações em três frentes de trabalho: suporte emocional em atendimentos individuais por meio de plataformas virtuais, criação e gerenciamento de grupos de WhatsApp onde realizaram atividades com temáticas variadas seguindo o interesse dos estudantes, transmissões ao vivo temáticas e sarau artístico, no Instagram, com participação de servidores.

O artigo dos servidores do IFPB menciona a Política de Assistência Estudantil do IFPB e seu Programa de Atenção e Promoção à Saúde do Estudante que estimularam o vínculo entre os alunos e a instituição em um momento delicado como o da interrupção das aulas presenciais. Os psicólogos ressaltaram o benefício que muitos estudantes de campi onde não há psicólogo tiveram ao puder receber atendimento mediante as Tecnologias de Informação e Comunicação. Durante quatro meses, o grupo de psicólogos recebeu 105 solicitações de atendimento individual por meio das TICs, além das demandas diretas enviadas pelos campi. As equipes tiveram contato com os estudantes também por meio de dois grupos de WhatsApp, cada qual com 256 inscritos, onde trabalharam temas como ansiedade e habilidades emocionais. O Grupo Há Braços finalizou o trabalho quando as aulas retornaram remotamente, com a instauração de Núcleos de Acompanhamento Psicossocial nos campi.

A psicóloga Ana Carolina Simões, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, ressalta que a obra foi recomendada pela Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP). A coletânea tem como organizadores Fauston Negreiros e Breno de Oliveira Ferreira e pode ser acessada livremente neste link da editora.