Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 02 > PRPIPG publica editais de pesquisa para seleção de projetos

Noticia

PRPIPG publica editais de pesquisa para seleção de projetos

São quatro editais de pesquisa, três deles com inscrições abertas até o dia 5 de março e um edital de fluxo contínuo.
por publicado: 25/02/2021 07h00 última modificação: 25/02/2021 07h22

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) divulgou editais de pesquisa para seleção de projetos. O período de inscrição vai até o dia 5 de março, por meio do Sistema Unificado de Administração Pública – SUAP (http://suap.ifpb.edu.br). O candidato deve preencher todos os campos do formulário.

 Confira abaixo as informações sobre cada edital.

 Chamada Interconecta IFPB.- Nº 02/2021 - Apoio a projetos de Pesquisa, Inovação, Desenvolvimento Tecnológico e Social. Acesse aqui o edital Nº 02/2021.

Foco da pesquisa:

1) Desenvolvimento de projetos de pesquisa, inovação, desenvolvimento tecnológico e social.
2) O projeto de pesquisa a ser enviado deve ser contemplando em um dos programas abaixo.
2.1) Programa de incentivo à pesquisa voltada ao desenvolvimento de soluções institucionais
2.2) Programa de incentivo à pesquisa voltada ao desenvolvimento territorial;
2.3) Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica voltado aos diversos campos de estudos em qualquer área do conhecimento – PIBICT

 Edital N° 03/2021 - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica para a Educação a Distância - (PIBIC-EaD) Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica para a Educação a Distância – (PIVIC-EaD). Acesse aqui o edital Nº 03/2021.

Foco da pesquisa - Desenvolvimento de projetos de pesquisa para o desenvolvimento científico e tecnológico, destinados aos cursos na modalidade a distância.
Características:
1) O coordenador/proponente do projeto pode ser do quadro efetivo do IFPB, ou em cooperação técnica, com titulação mínima de especialista;
2) O discente candidato à bolsa deve estar regularmente matriculado em cursos EaD ofertados pela Instituição.
3) Na condição de discente voluntário, caso não exista interessado, é permitida a participação de discentes matriculados em outros cursos superiores presenciais da Unidade Acadêmica dos cursos de que trata este Edital;
4) Submissão pelo Módulo de Pesquisa do SUAP;
5) Mediante dotação orçamentária, e obedecendo à ordem da lista de classificação, é possível o recebimento de recursos (apoio financeiro e/ou bolsas) pelo projeto de pesquisa.

 Edital N° 04/2021 - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica para Projetos de Pesquisa, Inovação, Desenvolvimento Tecnológico e Social voltados para a Educação a Distância. Acesse aqui o edital Nº 04/2021.

Foco da pesquisa:

1) Desenvolvimento de projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico da modalidade EaD no IFPB.
2) O projeto de pesquisa a ser enviado deve ser contemplando em um dos programas abaixo.
2.1) Linha 1: Desenvolvimento Tecnológico para modalidade a distância
2.2) Linha 2: Desenvolvimento Humano e Educacional para modalidade a distância
2.3) Linha 3: Desenvolvimento de Gestão de Processos e Projetos (GPP)

 Além destes, há também o Edital de fluxo contínuo 2021 – Pesquisa PRPIPG, que permite ao pesquisador formalizar, a qualquer tempo, seu projeto de pesquisa. Acesse aqui o edital 01/2021.

Características:
1) O projeto pode ser enviado a qualquer tempo pelo pesquisador proponente do projeto (a submissão de projetos a este Edital será encerrada em 30/11/2021);
2) O coordenador do projeto pode ser do quadro efetivo, substituto ou temporário do IFPB, com titulação mínima de especialista;
3) Podem participar estudantes de cursos técnicos integrados, técnicos subsequentes ao ensino médio, graduação ou pós-graduação, nas modalidades presenciais e/ou a distância;
4) Submissão pelo Módulo de Pesquisa do SUAP;
5) Não há recebimento de recursos (apoio financeiro e/ou bolsas) pelo projeto de pesquisa.

Para participar dos editais 01/2021, 02/2021, 03/2021 e 04/2021, os estudantes devem ser selecionados pelo coordenador, orientador ou coorientador do projeto. No edital 03/2021 além de ser selecionado pelo coordenador o estudante deve estar regularmente matriculado em cursos EaD da Instituição. Se tiver dúvidas sobre o processo de inscrição acesse o tutorial clicando aqui.

As coordenações dos projetos serão preenchidas por servidores do quadro efetivo do IFPB ou em colaboração técnica, com titulação mínima de especialista e para os alunos, a exigência é que sejam regularmente matriculados no IFPB, devendo observar as peculiaridades de cada edital. A chamada interconecta também selecionará coordenadores de programa, estes devem ser membros do corpo docente do quadro efetivo do IFPB, com titulação de doutor, e ter currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq até a data limite para submissão da candidatura, com atuação destacada em Ciência e Tecnologia com reconhecida liderança científica para desempenhar as atividades inerentes ao coordenador do programa selecionado.

 *Iris Souto Maior - jornalista do IFPB/DGCOM

Atualizada em 25/02/2021