Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 12 > Polo de Inovação do IFPB é recredenciado como unidade Embrapii

Polo de Inovação do IFPB é recredenciado como unidade Embrapii

Unidade passa agora para a fase de "consolidação”
por Patrícia Nogueira publicado: 10/12/2020 14h42 última modificação: 15/12/2020 10h21

Uma boa notícia marcou o início do mês de dezembro para o IFPB. O Polo de Inovação teve seu credenciamento renovado junto a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) por mais três anos. O termo aditivo de cooperação foi assinado nesta quarta-feira (11).

O polo atingiu todas as metas e preencheu os pré-requisitos exigidos pela Embrapii na fase de estruturação e agora evolui para a fase de consolidação, no período de 2021 a 2023. O novo plano de ação prevê um aditamento de novos percentuais referentes à participação de empresas e a contrapartida da Unidade. Na nova fase, há 10 novos indicadores e metas de desempenho que o polo deverá atingir nos próximos três anos.

“O recredenciamento é um marco na história da inovação no IFPB.  Passamos três anos executando a fase de estruturação. Agora damos o passo para a fase de consolidação. Isso só consegue quem produz bem. Nosso polo tem cumprido seu objetivo e batido todas as metas, o que representa um grande impulso no desenvolvimento das políticas de inovação. Através de parcerias com a cadeia produtiva, aproveitamos a potencialidade e os talentos dos nossos professores e estudantes. Hoje estamos na vitrine da inovação do país e da Rede Federal”, destacou o Reitor Nicácio Lopes ao lembrar que durante sua gestão conseguiu dar um grande incremento nas políticas de inovação institucional.

O Reitor lembrou também do trabalho da ex-diretora Damires Souza e da ex pró-reitora Francilda Araújo que foram fundamentais para chegar até esta fase. “Agradeço a direção atual, na pessoa do professor Erick Melo e toda sua equipe gestora. Agradeço de forma especial a professora Damires que fez um brilhante trabalho. À professora Silvana Cunha e ao professor Maxwell Amaral, da PRPIPG. Também não posso deixar de agradecer de forma especial a professora Francilda Araújo, pois foi na sua gestão em que foi criado o polo de inovação”.

Para o Diretor do Polo de Inovação, Erick Melo fazer parte do seleto grupo de instituições credenciadas junto à Embrapii é de extrema importância para a consolidação das ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e Extensão Tecnológica (ET) do IFPB. “Por meio de parceria com empresas nacionais e multinacionais em todo país oferecemos soluções inovadoras para Indústria, no aperfeiçoamento dos seus produtos e processos, de forma a melhorar a gestão da qualidade, produtividade e competitividade. É o IFPB, através da expertise de seus pesquisadores, alunos e colaboradores externos atuando diretamente no arranjo produtivo nacional. É a nossa vitrine para o mundo!”, comemorou o Diretor.

O professor Erick também lembrou e agradeceu ao trabalho desempenhado pela ex-diretora Damires Souza: “O trabalho desenvolvido por ela foi essencial para o cumprimento das metas previstas no período de "em estruturação" do Polo de Inovação. Agradeço também a toda a equipe de gestão: Juliana Dantas, Michel Dias, Alex Sandro e Marcos Vicente, aos coordenadores dos projetos, pesquisadores, alunos e colaboradores externos que atuaram nos 17 projetos executados nos 3 primeiros anos como Polo EMBRAPII "Em estruturação", ao Reitor Cícero Nicácio que vem ao logo da sua gestão apoiando incondicionalmente todas as ações de pesquisa, desenvolvimento e inoção (PD&I) do IFPB. A PRPIPG pelo apoio sistêmico as ações desenvolvidas pelo Polo de Inovação do IFPB e a Fundação de Apoio (FUNETEC) como Gestora Financeira dos Projetos Excecutados junto à EMBRAPII e empresas, representanda pelo seu Superintendente Anselmo Castilho”.

A Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Silvana Cunha ressaltou que o recredenciamento evidencia o excelente trabalho da equipe do polo de inovação, otimizando processos, buscando e firmando parcerias relevantes se destacando tanto no âmbito nacional, quanto internacional, levando o nome do IFPB a novos patamares da Inovação. “. É um orgulho para nosso Instituto. Em trabalho conjunto, a PRPIPG atua fortalecendo as ações do Polo de Inovação por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica. Continuaremos unidos nessa construção, buscando projetos e programas de excelência na área de Inovação, que continuem elevando o nome do nosso Instituto”, disse Silvana.

Histórico – O Polo de Inovação do IFPB foi credenciado junto à Embrapii em 2017 para atuar na área de sistemas de manufatura. A fase de “estruturação” dura até o final de 2020. Com a nova avaliação, a unidade ganha  o status de “unidade em consolidação”. O último passo é tornar-se “Unidade Polo Embrapii”. O processo de institucionalização do polo teve a frente a professora Damires Yluska de Souza Fernandes, que permaneceu no cargo de diretora até julho de 2020. Posteriormento, o professor Erick Augusto Gomes de Melo assumiu e vem dando continuidade aos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e Extensão Tecnológica (ET) em parcerias com empresas.

Estrutura e Resultados – O Polo de Inovação do IFPB está sediado em João Pessoa e possui em seu espaço físico e equipamentos de última geração adequados para a execução de projetos de PD&I na área de competência de sistema de manufatura e suas sub-áreas. O polo conta com a estrutura dos laboratórios Assert do Campus João Pessoa e Campina Grande e do Spacefab, dedicado à cultura maker e mais outros 5 laboratórios. Cerca de 17 projetos foram executados em três anos, com ênfase para desenvolvimento de softwares, protótipos e soluções.