Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 12 > Reitor Nicácio Lopes é eleito um dos vice-presidentes do Conif

Reitor Nicácio Lopes é eleito um dos vice-presidentes do Conif

Dirigente do IFPB representa o Nordeste e vai assumir pasta de Assuntos Acadêmicos. Reitora do IFC, Sônia Fernandes, assumirá a presidência
por Ana Carolina Abiahy publicado: 09/12/2020 21h26 última modificação: 10/12/2020 18h55

O IFPB vai ocupar assento na Diretoria Executiva do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Conif). O reitor do Instituto Federal da Paraíba, Nicácio Lopes, foi escolhido entre os dirigentes do Nordeste para compor a chapa única que foi eleita em Reunião virtual do Pleno do Conif, realizada nesta quarta-feira, à tarde.

O professor Nicácio Lopes será um dos vice-presidentes do Conif que passará a ter na presidência a reitora do IF Catarinense, Sônia Fernandes. O reitor do IFPB vai ocupar a vice-presidência de Assuntos Acadêmicos do Conif, que tem ainda as Diretoria Administrativa, de Relações Institucionais e Parlamentares, que serão ocupadas, respectivamente, pelos reitores do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro, do IF Fluminense, Jefferson Manhães e do IFPA, Claudio Alex Jorge da Rocha. A nova diretoria deve tomar posse em fevereiro de 2021, permanecendo até fevereiro de 2022.

Nicácio explica que as diretorias do Conif têm mandato de um ano e destaca o ambiente democrático do Conselho, onde é garantida a representação de um dirigente de cada região do país entre os diretores. Prova disto é que a eleição teve chapa única em consenso entre os 41 dirigentes da Rede Federal que é composta pelos IFs, Cefets e o Colégio Pedro II.

Sonia Fernandes IFC.jpeg “Pela primeira vez, em 12 anos da existência deste Conselho, o IFPB vai ter assento na Diretoria do Conif. Fiquei honrado por representar o Nordeste, tendo aprovação unânime em reunião interna”, comentou Nicácio. O reitor do IFPB destacou o reconhecimento nacional ao IFPB por esta posição de destaque na tomada de decisões da Rede Federal.

Na avaliação do reitor do IFPB, a Diretoria do Conif terá um trabalho peculiar de guiar a comunidade acadêmica diante do desafio da pandemia que obrigou as instituições a adotarem atividades remotas. “Precisamos estar ancorados, neste mundo pós-pandemia, em valores que colocam a vida humana e a segurança de nossa comunidade em primeiro lugar”, frisou Nicácio.

O reitor Nicácio destacou que será papel do Conif “ampliar o diálogo com os governos para garantir instalações que sigam os protocolos de biossegurança com todos os mecanismos profiláticos contra o covid-19”. Segundo Nicácio, a discussão acerca do ensino híbrido deve dominar as principais temáticas da Diretoria de Assuntos Acadêmicos durante o ano de 2021. Ele espera um entendimento sistêmico das instituições sobre estes assuntos, “respeitando as especificidades locais e mantendo a qualidade tradicional da Rede”.

De acordo com Nicácio, os novos diretores do Conif também devem se debruçar para revisar documentos norteadores da Rede. Ele citou o Planejamento Estratégico e o Regimento Interno do Conif. O reitor do IFPB ressaltou ainda a necessidade de estreitar diálogos com o Parlamento brasileiro em busca de melhorias na área educacional.

Conif reuniao 22a.jpeg

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB / Imagens: Conif