Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 11 > Iniciada II Semana de Letras do Campus Sousa

Iniciada II Semana de Letras do Campus Sousa

Abertura contou com a participação do Reitor Nicácio Lopes
por Patrícia Nogueira publicado: 27/11/2020 10h36 última modificação: 27/11/2020 10h36

Foi iniciada nesta sexta-feira (27) a II Semana de Letras do Campus Sousa. O evento, que tem como tema "Educação pela Pedra: O Discurso-Rio Linguístico-Literário em Meio ao Cenário Pandêmico”, se estende até o dia 28 com a realização de palestras e reuniões de forma virtual.

A abertura contou com a participação do Reitor Nicácio Lopes que ressaltou em seu discurso a relevância institucional do evento e sua abrangência, devendo fazer parte do calendário do IFPB.

“É um evento de muita capilaridade e importância. Me reporto a temática relevante que é focada na perspectiva atípica da pandemia. Temos que criar mecanismos indutores e reflexivos sobre essa nova perspectiva que está desafiando educadores no mundo inteiro”, afirmou Nicácio Lopes.

A programação do evento também foi elogiada pelo Reitor Nicácio “Destaco aqui a necessidade de combater a intolerância em todos os aspectos. Esse evento tem essa marca, de defender a cidadania, a vida, a equidade, a valorização da pessoa humana na sua essência. Então é uma programação muito rica, montada com senso de seleção, parabenizo a todos os organizadores”, conclamou.

O Diretor-Geral Francisco Cicupira ressaltou que o evento está acontecendo em meio a um cenário pandêmico, cheio de obstáculos, mas a busca pelo bem comum foi superior. De acordo com o Diretor, ao resgatar a trajetória destes dois autores, Clarisse Linspector e Joao Cabral de Melo Neto, busca-se o sonho coletivo de diminuir os problemas existentes entre as pessoas e melhorar a qualidade de vida. “Registro esse apoio e luta e parabenizo os organizadores do evento”, disse o Diretor.

O coordenador do evento João Edson Rufino agradeceu o apoio do campus na organização do evento: “Temos um grupo heterogêneo e participativo, sem vocês não seria possível nem a primeira nem a segunda edição”, disse. Em seu discurso de boas-vindas ele destacou a história escravocrata do negro e como as marcas da escravidão ecoaram durante os séculos. Falou sobre o ideal de Zumbi dos Palmares de liberdade e sua ligação com a obra de Clarisse e Cabral. Por fim, o professor fez um resumo do que os participantes vão encontrar no evento.

As inscrições ainda podem ser realizadas. Acesse aqui.

A II Semana de Letras tem por objetivos: homenagear a Memória Afro-Brasileira, em alusão ao Mês da Consciência Negra; celebrar o centenário da escritora Clarice Lispector, bem como prestigiar a poética de João Cabral de Mello Neto. Por meio de suas diversas atividades, o evento tentará mostrar como a memória de personalidades aparentemente distintas, como Zumbi dos Palmares, Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto, torna possível situar o Brasil na busca de uma postura existencial libertária tanto na arte como e, sobretudo, na vida.