Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 11 > Dia da Consciência Negra

Dia da Consciência Negra

Conheça ações de Extensão e Cultura que valorizam a cultura negra e promovem autonomia a comunidades quilombolas na Paraíba
por publicado: 20/11/2020 14h33 última modificação: 20/11/2020 14h33

O Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, relembra a morte de Zumbi dos Palmares, assassinado em 1695, que virou símbolo da luta do povo negro contra a escravidão ao liderar o Quilombo dos Palmares, em Alagoas. Trata-se de uma data para reflexão sobre o racismo estrutural que permeia o processo civilizatório brasileiro, assim como para promoção e reconhecimento da história de lutas e conquistas do povo negro.

Neste sentido, e não só no dia dedicado a essa reflexão, o IFPB vem realizando, através de ações de Extensão e Cultura permanentes, a valorização da cultura negra e a promoção de maior autonomia das comunidades pretas e quilombolas. São projetos, eventos, núcleos e diversos grupos artísticos que promovem atividades em todo o território paraibano.

WhatsApp Image 2020-11-16 at 09.40.58.jpegEm Areia, as comunidades quilombolas Mundo Novo e Senhor do Bonfim se uniram ao campus do Instituto no município, assim como a outros parceiros sociais, para promover a Semana de Valorização da Cultura Afro-Brasileira. “Esse evento teve início a partir da iniciativa de uma ex-diretora do Campus Areia, Ivanilda Matias. Negra, ela percebeu a necessidade de realizar atividades que proporcionassem maior visibilidade a essas comunidades e o empoderamento de estudantes negros. Então, em 2017, ela mobilizou a Prefeitura, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Grupo de Capoeira Semente Crioula e a Associação de Mulheres Negras da cidade para realizar o evento”, explica a diretora em exercício do Campus Areia, Sibéria Farias.

Este ano, por conta da pandemia, a quarta edição da Semana de Valorização da Cultura Afro-Brasileira acontece virtualmente, e desde a última quarta-feira (18) até este sábado (21) vem promovendo debates e atividades culturais com o tema “Avanço por uma consciência negra na era digital”, no YouTube do evento.

8a4d04e0-df35-40a7-b49c-98bd1a819726.jpegHá cerca de 350 quilômetros de Areia, na região do Alto Sertão Paraibano, Ivanderson Pereira, estudante do curso Técnico Integrado de Edificações do Campus Princesa Isabel, é um dos bolsistas do projeto Tecendo a Construção do NEABI - Núcleo de Estudos e Pesquisa Afro-Brasileiro(a)s e Indígenas. Aos 18 anos, Ivanderson pertence à comunidade quilombola Cavalhada, e, junto com os demais integrantes do projeto, auxilia na promoção de reflexões e debates sobre a produção intelectual negra, bem como, no desenvolvimento de temáticas anti-racistas que permeiam as questões étnico-raciais.

“Para mim é uma alegria participar do projeto. O IFPB vem auxiliando pessoas negras e indígenas, reconhecendo nossas origens e valores e nos mostrando que temos capacidade de construirmos um futuro melhor para nós mesmos e para nossa comunidade”, relata o estudante.

Além do Tecendo a Construção do NEABI, coordenado pelo professor Hélio Gondim, o Campus Princesa Isabel conta ainda com mais dois projetos que também atuam em comunidades quilombolas: “A Literatura em que me enxergo”, coordenado pela professora Adrielle Soares; e “Leitura que liberta: a constituição do sujeito leitor em quilombos”, coordenador pela professora Noara Pedrosa.

JP.jpgProjetos socioculturais ligados à capoeira têm por intenção acessibilizar aspectos da cultura afro-brasileira de maneira ativa. É justamente este o objetivo do Grupo de Capoeira Angola “Irmãos Guerreiros” do Campus João Pessoa. Segundo o professor Radamir Lira, coordenador do projeto, a iniciativa trata-se do desdobramento de outro projeto de Extensão intitulado “O Sujeito Surdo e a Capoeira Angola: Vivências Compartilhadas”.

“O que me deixa feliz é a receptividade das nossas ações junto às comunidades e à gestão do IFPB. É premente discutirmos a questão da afro diversidade e seus desdobramentos, como também da nossa cultura e da construção acadêmica e formação como pessoa. O projeto além de trabalhar com a ideia da temática afro, como a valorização desse conteúdo e contexto dentro da escola, a gente ainda tem a proposta de inclusão, que visa trabalhar a capoeira como instrumento de inclusão para alunos surdos e cegos. Então o projeto nasce do universo afro descendente e das ações que esse universo permite para que as pessoas compartilhem ideias de partilha de conhecimento de vida”, complementa o coordenador do projeto, professor Radamir Lira.

Homenagens

Neste Dia da Consciência Negra, diversos campi estão promovendo homenagens e eventos com debates sobre a temática. A reitoria completa esse ciclo de reconhecimentos, ao incluir, em sua programação de comemoração aos 111 anos do IFPB, um espaço para destacar personalidades negras que contribuem e contribuíram para o fortalecimento da instituição. A solenidade acontece no próximo dia 30 de novembro, a partir das 17h, e será transmitida pelo canal da TV IFPB no YouTube.

Verônica Rufino - Comunicação PROEXC