Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 10 > Reitoria realiza primeiro dia de comemorações alusivas ao Dia do Servidor

Reitoria realiza primeiro dia de comemorações alusivas ao Dia do Servidor

A programação foi transmitida no YouTube pela TV IFPB
por publicado: 29/10/2020 08h48 última modificação: 29/10/2020 08h48

O primeiro dia da Semana do Servidor, evento virtual realizado pela Reitoria do IFPB, através da Diretoria Geral de Gestão de Pessoas (DGEP), ocorreu na manhã dessa terça-feira (27).

A programação iniciou com a abertura do evento, contando com a presença do Reitor Nicácio Lopes, dos Pró-Reitores do IFPB, dos Diretores Sistêmicos e dos Diretores Gerais das Unidades do Instituto. O Diretor Substituto da DGEP, Daniel Vitor, falou sobre o objetivo da realização dos três dias de lives: "promover um reencontro, ainda que virtual, dos servidores, através de temas que fazem parte do seu cotidiano, como saúde e qualidade de vida, motivação e histórias de dedicação ao serviço público".

Em seguida, o Diretor Geral do Campus Princesa Isabel, Vinícius Campos, representando os demais Diretores, lembrou como o exercício do serviço público ultrapassa os espaços institucionais e chega à sociedade das mais variadas formas, mesmo que em alguns momentos essa dedicação não seja reconhecida. "Nós, servidores públicos, fazemos a diferença, transformamos vidas", ressaltou Professor Vinicius em sua fala.

Por sua vez, Aguinaldo Tejo, Diretor da DGEP, fez menção à forma como os servidores públicos se doam diariamente, principalmente os que compõem o IFPB, na busca pela transformação da realidade social em cada região do Brasil. A Pró-Reitora de Ensino, Mary Roberta, falou em nome de todos os pró-reitores e pró-reitoras, destacando a parcela de contribuição que cada trabalhador que faz parte do quadro do IFPB (seja como ativo, como voluntário ou como terceirizado) possui para o atingimento dos altos níveis de qualidade na educação de jovens e adultos.

Por último, o Reitor Nicácio Lopes, além de saudar e reconhecer o importante papel de todos os servidores que são trabalhadores da nação, fez menção àqueles que já passaram pelo Instituto Federal: "eu reverencio esses homens e mulheres transcendentais, imortalizados por tudo o que fizeram e pela sublimação do seu papel de trabalhador público". Ele ainda fez questão de mencionar que o impacto que cada servidor causa na sociedade, por mais simples que seja a sua atividade, não tem preço.

Após essa abertura, deu-se início à participação do primeiro convidado da manhã, o próprio Professor Nicácio. Ele falou sobre a sua trajetória como servidor público, iniciada no Governo do Estado da Paraíba e, posteriormente, traçada no próprio IFPB. O atual Reitor relembrou o seu ingresso na Escola Técnica da Paraíba, os momentos mais memoráveis, alguns vivenciados com seus colegas e com seus alunos, e ainda respondeu a perguntas enviadas pelos que acompanhavam a live através do YouTube. Para finalizar, ele deixou mensagens de incentivo aos servidores em início de carreira.

Finalizando a manhã, a professora Joseli Maria, representado o quadro de servidores aposentados do IFPB, participou de uma conversa sobre a riqueza que existe na troca de experiências entre as diferentes gerações que trabalham no IFPB. Joseli comentou sobre como foi a chegada da sua aposentadoria e a sua decisão em permanecer atuando como voluntária e, atualmente, também como bolsista no IFPB. Toda a fala da professora foi marcada por mensagens emocionantes daqueles com quem ela tem convivido no Instituto e que estavam assistindo e interagindo através do canal da TV IFPB.

A Semana do Servidor da Reitoria contará ainda com dois dias de programação: 29 e 30 de outubro. Todos os momentos contam com a tradução ao vivo das Tradutoras/Intérpretes de Libras Amanda Falcão e Marília Sousa do Campus Patos. Para acompanhar e interagir com os convidados, os servidores devem acessar o canal da TV IFPB no YouTube.