Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 10 > Reitor do IFPB profere palestra sobre contribuição das IES para Ciência, Tecnologia e Inovação

O reitor Nicácio Lopes foi um dos palestrantes do CONCIT, evento que reuniu gestores da UEPB, UFCG, UFPB, IFPB, Secretaria da Educação da PB e da Fapesq
por publicado: 19/10/2020 21h00 última modificação: 20/10/2020 08h39

O reitor do IFPB Nicácio Lopes proferiu nesta segunda-feira (19), a palestra “Contribuição das IES Públicas da Paraíba para Ciência, Tecnologia e Inovação” na Conferência das Áreas de Conhecimento da Ciência, Inovação e Tecnologia (CONCIT), promovido pelas Pró-Reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB, UFCG e UFPB.

O objetivo do CONCIT é motivar os participantes do evento, sobre a estrutura das áreas de conhecimento propostas pelo CNPQ para a ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

Em sua participação, o reitor Nicácio Lopes trouxe um recorte do que o IFPB tem realizado, no fluxo contínuo de suas políticas cotidianas, na perspectiva da criação de indutores institucionais fomentadores de políticas de inovação, ciência e tecnologia. O reitor agradeceu a oportunidade da participação e ressaltou a importância de eventos como este para fortalecer as políticas focadas na disponibilização de Inovação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

A palestra apresentou a Instituição centenária (111 anos), com 21 unidades distribuídas em todas as microrregiões do Estado da Paraíba. O IFPB possui mais de 30 mil alunos matriculados, dos quais, 81% têm renda mensal inferior a um salário mínimo e meio. O Instituto oferta 48 cursos de graduação, 118 cursos técnicos e 15 de pós-graduação (11 Lato Sensu e 4 Stricto Sensu).

O IFPB é uma das nove unidades da Rede Federal, que foram contempladas com um Polo EMBAPII. O polo desenvolve produtos em várias áreas com destaque pra indústria 4.0, automação residencial e industrial, agricultura digital, visão computacional, energia, software embarcado, saúde e bem-estar, microeletrônica, multimídia e localização. Há também, o polo de inovação do IFPB, que oferta capacitação para aproximadamente 424 estudantes. O reitor destacou que a participação em projetos de desenvolvimento já ultrapassou as metas pactuadas no Termo de Cooperação EMBRAPII. Ressaltou, ainda, o êxito de estudantes de mestrado e da graduação do IFPB, campeões na fase nacional e fase latino-americana da Huawi ICT Competion. De 6 a 8 de novembro, o IFPB segue para a disputa mundial como lideres latino-americanos na trilha Cloud, a computação em nuvem.

O reitor também trouxe a informação de que o IFPB ocupa o primeiro lugar entre os IFs do Brasil, em número de depósitos de patentes e programas de computador e o quinto lugar no indicador de depósito de patentes de invenção. Sobre a pesquisa no IFPB, são 170 grupos de pesquisa cadastrados no CNPQ, 600 linhas de pesquisa, 440 pesquisadores doutores, 540 estudantes pesquisadores no ensino médio e graduação e 267 nos mestrados. O IFPB investiu, este ano, quase R$ 2.4 milhões em pesquisa. O valor foi distribuído por meio da chamada interconecta (estudantes do Ensino Médio e superior), pesquisa em EaD, editais do CNPQ e editais do Campus João Pessoa. E por fim o reitor falou dos canais de divulgação científica apresentando o Repositório Digital revista Principia que está na quinquagésima primeira edição e a Editora IFPB que já publicou cerca 50 livros.

O evento foi transmitido pela TV UEPB no Youtube. Assista clicando aqui .

O encontro foi mediado pela professora Márcia Batista da Fonseca e pelo professor Antônio Augusto Sousa. Participaram como convidados o secretário de Estado da Educação da Paraíba, Cláudio Benedito Furtado; o Reitor da UEPB Antonio Guedes Rangel Junior; o presidente da Fapesq, Roberto Germano Costa; o reitor da UFPB Vicemário Simões; a reitora da UFPB Margareth de Fátima Melo Diniz.