Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 10 > Programa Interdisciplinacidade 2020 inicia atividades na sexta

Programa Interdisciplinacidade 2020 inicia atividades na sexta

Evento online do Campus Sousa vai começar com palestra do reitor Nicácio Lopes. Inscrições abertas
por Amanda Tavares de Melo publicado: 29/10/2020 13h56 última modificação: 29/10/2020 14h29

O Programa Interdisciplinacidade, criado pelo IFPB Campus Sousa em 2019, começará sua segunda edição na próxima sexta-feira (30), com uma palestra intitulada “A arte da resiliência em tempos de novas aprendizagens”, a ser ministrada pelo Reitor Nicácio Lopes. Devido ao atual contexto de pandemia, o evento acontecerá na modalidade remota e será transmitido por videoconferência pelo canal do YouTube da TV IFPB a partir das 15h.

Além do Reitor, estarão presentes na abertura do Interdisciplinacidade 2020 o diretor-geral do IFPB Campus Sousa, Chiquinho Cicupira, a Diretora de Desenvolvimento do Ensino, Joselma Carneiro, o professor João Edson Rufino, organizador do evento, e os representantes das Secretarias de Educação dos oito municípios parceiros do Programa: Aparecida, Lastro, Marizópolis, Nazarezinho, Santa Cruz, São Francisco, São José da Lagoa Tapada e Vieirópolis.

O Programa Interdisciplinacidade foi idealizado por servidores do IFPB Campus Sousa para ampliar a integração do instituto com os municípios vizinhos a Sousa e levar atividades pedagógicas, esportivas e culturais aos habitantes da região. Além de promover ações educativas e culturais, o Interdisciplinacidade também visa auxiliar as Secretarias de Educação dos municípios parceiros no mapeamento da situação das escolas públicas em termos de evasão e de nível de aprendizado dos estudantes, realizando ações para estimular os alunos a frequentarem as instituições de ensino.

De acordo com o organizador do Interdisciplinacidade, o professor João Edson Rufino, “o Programa deu visibilidade às ações desenvolvidas pelo IFPB Campus Sousa por meio dos seus cursos nas cidades do seu entorno e passando, com isso, a enxergar de forma mais nítida, a realidade que o cerca”. O professor destacou ainda que “o empenho de cada sujeito envolvido; a dedicação com o fazer pedagógico; o respeito acadêmico-profissional com os acordos estabelecidos e o comprometimento com as cidades parceiras serão a base dos princípios que têm norteado a nossa missão institucional e, nessa modalidade, farão dessa nova empreitada um evento marcante”.

O Reitor Nicácio Lopes também falou sobre a participação no Interdisciplinacidade. “Eu me senti muito honrado em receber o convite da organização do evento. Estarei na abertura proferindo uma palestra que vai tematizar esse momento inusitado pelo qual passa a humanidade e que requer de fato uma repaginação, uma readequação de todos nós. A pandemia impactou fortemente o nosso trabalho e determinou que nós buscássemos alternativas para nos adequar à situação e garantir o direito à educação dos nossos jovens sob a observância de protocolos preventivos e garantidores da saúde. É nessa perspectiva que eu estarei dialogando com a comunidade do Campus Sousa, composta por professores, técnicos, estudantes e habitantes da região”, declarou o Reitor.

Após a solenidade de abertura, novas atividades do Interdisciplinacidade 2020 serão realizadas nos meses de novembro e dezembro por meios remotos, com a programação a ser divulgada em breve. A ideia é promover a integração entre os profissionais da educação dos municípios envolvidos e desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão em Sousa e nas cidades circunvizinhas.

As inscrições nas atividades do Programa Interdisciplinacidade 2020 podem ser realizadas aqui.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa