Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 10 > Cursos do IFPB recebem conceito de excelência do Enade 2019

Cursos do IFPB recebem conceito de excelência do Enade 2019

Tecnologia em Segurança no Trabalho do Campus Patos obteve nota máxima
por publicado: 22/10/2020 08h14 última modificação: 26/10/2020 11h03

O Curso de Tecnologia em Segurança no Trabalho do Campus Patos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) obteve conceito 5, a nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade-2019) em escala que vai de 1 a 5.

Dos seis cursos avaliados no IFPB, outros três receberam conceito de excelência: Engenharia Elétrica e Tecnologia em Gestão Ambiental, do Campus João Pessoa e Engenharia Civil, do Campus Cajazeiras, todos com avaliação 4. O resultado foi divulgado na última terça, 20, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC).

“A nota máxima no Enade mostra o alto nível de qualificação dos profissionais egressos do campus, reflexo do excelente trabalho desenvolvido pela coordenação, pelos docentes e por todos que constituem a comunidade acadêmica do curso em Segurança no Trabalho”, explica a Diretora de Ensino do Campus Patos, Ana Zulema.Seg. Trabalho 2.jpg

Seg. Trabalho.jpgO Curso de Tecnologia em Segurança no Trabalho do Campus Patos está em atividade desde 2009. Atualmente estão matriculados em torno de 200 alunos. “A nota do Enade demonstra que o esforço de toda a comunidade acadêmica do curso é frutífera e que estamos inserindo tecnólogos em segurança no trabalho altamente qualificados para desempenhar seu papel”, diz a coordenadora do curso, Hanne Bakke.

Em 2019, dos 205 estudantes do Instituto Federal da Paraíba inscritos para o exame, 198 realizaram o teste, o que corresponde a 96% .Aplicado desde 2004, o Enade objetiva avaliar o desempenho dos estudantes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.

A pró-reitora de Ensino do IFPB, Mary Roberta, avaliou positivamente os resultados do Enade. “Recebi com imensa clareza de que o bom desempenho da maioria dos cursos é resultado de um engajamento coletivo. As avaliações, em sua maioria, estão associadas a conceitos de excelência e os que não obtiveram buscaremos analisar e identificar oportunidades de melhorias e traçar estratégias para nos conduzirmos a excelência”, concluiu a pró-reitora.

Este ano, devido à pandemia de Covid-19, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) adiou para 2021 a aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2020.

* por: Ernani Baracho – Jornalista do IFPB / Arte: Luzivan Silva- programador visual do IFPB.