Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 09 > Rede de Instituições de Ciência e Tecnologia do Nordeste é lançada

Noticia

Rede de Instituições de Ciência e Tecnologia do Nordeste é lançada

Reitor Nicácio Lopes participou da reunião transmitida online. Lema é o desenvolvimento regional
por Ana Carolina Abiahy publicado: 29/09/2020 16h11 última modificação: 29/09/2020 16h16

Uma Rede de Instituições de Ciência e Tecnologia do Nordeste voltada para o Desenvolvimento Regional foi lançada, nesta segunda-feira, 28 de setembro, à tarde, com uma reunião transmitida online. O reitor do IFPB Nicácio Lopes participou do lançamento da Rede ICTs-NE, que prevê a participação de mais de 24 instituições, entre universidades federais, estaduais e institutos federais.

O evento foi transmitido pelo canal da Universidade de Pernambuco no Youtube e contou com a presença do ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, representando o Comitê Científico do Nordeste, o Coordenador do Fórum de Pró-reitores do Nordeste, professor Robério Rodrigues, o representante do Conselho das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, professor Fábio Guedes, e o governador Wellington Dias, representando o Consórcio de Governadores do Nordeste.

Em sua fala, o reitor do IFPB destacou o simbolismo forte do encontro que pretende interromper o ciclo de fragmentação das instituições. “Essa pactuação pode materializar a concepção de um sistema integrado, harmônico, unificado, entre instituições públicas promotoras da educação, ciência, tecnologia e inovação. Um dos pontos primordiais desse momento é a possibilidade concreta de uma aproximação desse conjunto de patrimônio público”, frisou.

ICT NORDESTE LANÇADA.png Todos os dirigentes destacaram o desafio de superar a sequência de cortes a que vem sendo submetidas as instituições de educação, ciência e tecnologia. Segundo Nicácio, uma das saídas é “dar mais visibilidade a tudo o que nossas instituições fazem”. O reitor do IFPB pontuou o momento como inovador.

“A unificação desse patrimônio precisa estar centrada no aproveitamento das nossas potencialidades que são muitas. Os talentos dos nossos jovens que estão longe precisam ser descortinados. Eu prefiro o idealismo e a utopia dos que acreditam na reversão das possibilidades. Acredito no ímpeto das instituições de superar as dificuldades”, frisou o reitor do IFPB.

Uma carta de intenções entre as instituições deve ser assinada por todos os gestores nos próximos dias. A Rede ICTs pretende trabalhar em articulação com o Consórcio Nordeste dos Governadores e as fundações de pesquisa estaduais. As universidades paraibanas, UFCG e UEPB, também participaram do encontro, com os reitores Vicemário Simões e Rangel Junior, respectivamente.

Os presentes destacaram o papel que as instituições educacionais de nível superior têm na produção científica do país e a sua imensa contribuição para momentos decisivos como está sendo o enfrentamento à covid-19. A imensa capilaridade que foi conquistada com a interiorização do ensino a partir nos últimos 20 anos foi outro destaque na abordagem dos gestores.

Texto e fotos: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB