Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 09 > Primeira Reitoria Itinerante Web é realizada no Campus Itaporanga

Primeira Reitoria Itinerante Web é realizada no Campus Itaporanga

Evento ocorreu nesta terça-feira (08) reunindo discentes, servidores e gestores
por Patrícia Nogueira publicado: 10/09/2020 08h23 última modificação: 10/09/2020 20h26

“Em qualquer momento em que estivermos, seja numa pandemia, ou algum outro momento crítico, o IFPB sempre estará com vocês, lado a lado, fazendo a acolhida, transmitindo uma educação humanizadora e sobretudo sendo um instrumento de transformação de vidas.” Com essas palavras o Reitor do IFPB, Nicácio Lopes, deu início a primeira Reitoria Itinerante virtual, realizada por meio de webconferência (REITI WEB), nesta terça-feira (08) no Campus Itaporanga.

O Diretor Geral, Ridelson Farias, deu as boas vindas a todos os participantes e em seguida fez a prestação de contas. Elesite05.jpg lembrou que o Campus Itaporanga foi pioneiro no início das atividades não presenciais e está sendo o primeiro a ser contemplado com o evento REITI WEB. O professor Ridelson falou do esforço que o campus vem fazendo para oferecer a qualidade na educação. “Somos um campus que tem um dos melhores índices de eficiência acadêmica no IFPB”, comentou.

O primeiro momento da REITI WEB compreendeu a reunião com os estudantes. Seis pontos foram apresentados. Cerca de 41 pessoas participaram da webconferência no turno da manhã. Temas como a contratação de psicólogo; viabilização de copiadora/impressora; viabilização de dispositivos eletrônicos para os estudantes assistirem aulas remotas; construção de espaço de vivência e quadra poliesportiva e asfalto na entrada do campus para acesso ao estacionamento foram discutidos.

Os estudantes Lívia Nascimento e José Pereira comentaram sobre a necessidade de equipamentos apropriados para os alunos participarem das aulas remotas de forma mais efetiva. O professor Macedo anunciou aos alunos que o edital de auxílio para a compra de equipamentos será divulgado ainda esta semana. A resolução já passou pela aprovação da procuradoria e os assistentes sociais revisaram os critérios do edital para posterior envio aos campi.

site04.jpgOutro assunto comentado pelos estudantes foi sobre a necessidade de contratação de um psicólogo, visto que muitos têm passado por situações de ansiedade e depressão. O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, falou que algumas ações vêm sendo feitas no sentido de atender a demanda de atendimento psicológico, como a ampliação do grupo Há Braços e a constituição de uma equipe de Referência em Saúde Mental, presente atualmente em todos os campi. “Estamos fazendo um esforço para garantir o amparo para os nossos estudantes nesses tempos difíceis”, comentou o Pró-Reitor Macedo.  O Reitor Nicácio irá priorizar para o campus Itaporanga um profissional de psicologia tão logo apareça código de vaga para a contratação.

Outro anúncio importante  para os alunos foi a retomada da obra de construção do Campus Itaporanga para ainda no mês de setembro. A obra havia sido suspensa devido à pandemia. A expectativa da coordenação de obras e engenharia é de que até meados do próximo ano o campus esteja com todas as instalações finalizadas. A retomada da obra contemplará também a construção de um espaço de vivência e uma quadra poliesportiva para os estudantes.

No turno da tarde foi a vez da equipe gestora se reunir com os servidores. O momento foi aberto com a apresentação site06.jpgmusical da cantora Viviane Matias. A reunião contou com cerca de 48 participantes e abordou assuntos como nomeação de servidores, viabilização de função de coordenador de curso, construção de quadra e cantina, laboratórios e infraestrutura na entrada principal do campus e no estacionamento e informações sobre a implantação do teletrabalho no âmbito do MEC e do IFPB.

A professora de Educação Física Jessica Gomes Mota foi uma das participantes da reunião. A docente reforçou a necessidade de construção da quadra esportiva e elogiou o programa: “Tenho muito orgulho de fazer parte desse campus e ressalto também a importância da reitoria itinerante para a nossa comunidade”.

site02.jpgFicou determinado durante a sessão com os servidores a criação de um grupo de trabalho para analisar as normativas do governo federal sobre o teletrabalho e construir um regulamento próprio no âmbito do IFPB. “Iremos estudar essa nova norma e ver como e até que ponto podemos aplicá-la no Instituto, formalizando um documento que atenda as nossas necessidades”, comentou o Diretor de Gestão de Pessoas, Aguinaldo Tejo.

Por fim, foi realizada a reunião com a equipe gestora para construir o plano de ação e estabelecer metas para a resolução das demandas.

A Reitoria Itinerante do IFPB foi concebida pela Assessoria Especial e acontece nesta oportunidade de forma virtual em face da pandemia do coronavírus e da necessidade de isolamento social.  No entanto, o evento manteve o mesmo formato, contemplando reuniões com os segmentos discentes, docentes e técnico-administrativos e incluindo três etapas: o antes, o durante e o depois da rota. Ao final de cada sessão os participantes preencheram um formulário de avaliação que tem por objetivo aperfeiçoar o programa.