Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 09 > IFPB é bicampeão nacional na Huawei ICT Competition

IFPB é bicampeão nacional na Huawei ICT Competition

Grupo irá representar o Brasil na etapa regional da América Latina
por Patrícia Nogueira publicado: 18/09/2020 09h21 última modificação: 18/09/2020 09h22

O IFPB foi bicampeão nacional da Huawei ICT Competition na trilha Cloud. Os estudantes Edson Luiz (Mestrado em Tecnologia da Informação), Weslley Santos (Bacharelado em Engenharia Elétrica) e Mariana Barros (Bacharelado em Engenharia Elétrica), orientados pelo prof. Michel Dias, venceram a etapa nacional da competição.

Agora eles vão representar o Brasil na etapa regional da América Latina. Caso fiquem entre os 3 primeiros colocados irão pra final mundial na China.

Na competição nacional participaram 621 estudantes, 28 universidades e 11 Estados. O resultado foi anunciado nesta quarta-feira (16) pela Huawei em uma vídeoconferencia.

Prof. Michel Dias destaca o trabalho que tem permeado toda a equipe do Projeto de Capacitação que o IFPB desenvolve em parceria com a Huawei para fomentar novos talentos na área de TICs. Deste projeto participam os Profs. Mateus Lima(coordenador do projeto),Moacy Pereira, Marcelo Portela e Michel Dias.

Para o Diretor do Polo de Inovação, Erick Melo: “As competições promovidas pelas empresas em parceria com Polo de Inovação do IFPB, como a Huawei ICT Competition na trilha Cloud, trazem desafios para os nossos alunos em relação ao que há de mais novo em tecnologias aplicadas no mercado mundial na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). É um dos melhores caminhos para fomentarmos essa cultura de promoção da resolução de problemas reais e aplicados, a partir de demandas reais das empresas e consequentemente da sociedade”.

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação recebeu a notícia com muito entusiasmo e parabenizou o grupo pela conquista, destacando a importância de competições desse nível na formação profissional. “A Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação Silvana Cunha Costa parabeniza toda a equipe envolvida, que trouxe essa importante conquista para o nosso Instituto, destacando a brilhante condução dos professores e a atuação dos alunos. Isto mostra a grande capacidade dos nossos docentes e discentes. São ações como essa que elevam o nosso Instituto. É uma vitrine na qual mostramos nosso potencial e que nos projeta internacionalmente abrindo oportunidades valiosas para toda a comunidade”, disse a Pró-Reitora Silvana Cunha.

A Assessoria de Relações Internacionais, Mônica Montenegro, ressaltou a importância desse tipo de vivência para o aprendizado prático. “A participação dos estudantes em eventos nacionais e  internacionais em competições, desafios e  olimpíadas do conhecimento é,  sem dúvida, fundamental. Tais atividades propiciam  uma experiência prática da área,  aquisição da  língua  e a promoção  de vivencias culturais e interpessoais que propiciam enxergar o mundo de outra forma, sensibilizando todos da importância de estarmos abertos para novas experiências e diferentes formas de atuar no mundo”, concluiu a professora Mônica.