Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 09 > IFPB é aprovado em dois editais de fomento à Inovação Tecnológica

IFPB é aprovado em dois editais de fomento à Inovação Tecnológica

Com a aprovação nos editais, o IFPB conquistou quatro novos laboratórios de Inovação Tecnológica
por publicado: 29/09/2020 13h50 última modificação: 29/09/2020 15h01

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) trouxe duas excelentes notícias para a inovação da Instituição. O IFPB foi aprovado no edital de Apoio à Implementação das Oficinas 4.0 (edital Nº 02/2020) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e na chamada pública (Edital Nº 35/2020) de apoio à criação dos Laboratórios IFMaker na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Rede Federal), ambos os editais de abrangência nacional.

O processo seletivo para a seleção de projetos voltados à implementação das Oficinas 4.0, foi aberto às autarquias da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal), instituídas, com o objetivo de selecionar propostas de até 15 instituições da Rede Federal para a implementação de programa de capacitação de estudantes denominado Oficinas.

A ideia é Promover a imersão de estudantes da Rede Federal em atividades de formação e pesquisa aplicada, com foco no desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao uso das tecnologias digitais, ao empreendedorismo e à inovação, demandadas pela Economia; capacitar professores de instituições da Rede Federal nas metodologias das Oficinas 4.0 e de orientação de projetos de inovação tecnológica e estimular a aproximação entre as instituições da Rede Federal e o setor produtivo, reforçando a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão

Confira aqui o resultado do Edital Nº 02/2020.

A chamada Pública de apoio à criação dos Laboratórios IFMaker na Rede Federal, pretende promover a compra de materiais para disseminar os princípios que norteiam o ensino Maker. Auxiliar os professores e os técnico-administravos em Educação no desenvolvimento da cultura learning by doing, levando-os a refletir sobre o uso da Aprendizagem Baseada em Projetos e sobre como ela pode ser utilizada nestes espaços como suporte ao processo de ensino-aprendizagem de todas as áreas do conhecimento.

Acesse aqui o resultado do Nº Edital 35/2020

De acordo com o diretor de Inovação tecnológica Maxwell Anderson Ielpo do Amaral o IFPB alcançou uma colocação muito boa em nível nacional, ficando entre os primeiros em nível nacional. Com os resultados atingidos, o IFPB conquistou quatro novos laboratórios de Inovação, dois no Campus João Pessoa, um no Campus Patos e outro no Campus Campina Grande.