Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 09 > Colégio de Dirigentes realiza avaliação sobre as Atividades de Ensino Não Presenciais

Noticia

Colégio de Dirigentes realiza avaliação sobre as Atividades de Ensino Não Presenciais

Gestores dos campi apresentaram um balanço do andamento do primeiro mês das aulas remotas
por Patrícia Nogueira publicado: 02/10/2020 14h34 última modificação: 02/10/2020 20h44

O Colégio de Dirigentes, em reunião realizada nesta sexta-feira (02) por meio de webconferência, realizou uma avaliação sobre o andamento das Atividades de Ensino Não Presenciais (AENPs) nos campi do IFPB, iniciadas nos meses de Agosto e Setembro.  

Os Diretores dos campi relataram os principais desafios que vem enfrentando para a oferta destas atividades e como a comunidade está se adaptando à nova realidade. “Importantes experiências dos campi foram trazidas hoje para a reunião. Temos experiências que são análogas e isso vai nos ajudando a amadurecer”, pontuou o Reitor Nicácio Lopes, que ressaltou o comprometimento da comunidade com a causas voltadas à educação e com a preservação a vida no período de pandemia.

A maioria dos campi concluiu o primeiro mês de exercício das AENPs. Questionários vem sendo enviados para servidores e estudantes a fim de identificar a percepção dos segmentos, os pontos positivos e os que precisam ser melhorados. As avaliações estão sendo mensuradas e discutidas internamente com as subcomissões.

Os diretores ressaltaram feedbacks positivos da comunidade com relação à organização de todo o instituto na oferta reuniao codir.pngdas aulas remotas, também houve elogios ao corpo docente e a forma com que as aulas estão sendo conduzidas. A busca por soluções que minimizem a evasão nesse período também foi um ponto no qual os diretores estão atentos, assim como a resolução dos problemas com a conectividade dos alunos e com o bem estar psicológico e emocional dos estudantes e servidores.

Em Patos, o Diretor Geral, Ronaldo Lima, afirmou que a exemplo dos demais campi o feedback tem sido positivo. “As atividades estão caminhando da melhor forma. Os problemas pontuais estão sendo resolvidos”, afirmou o professor Ronaldo. Ele informou que o questionário aplicado apontou respostas animadoras: “Temos um empenho muito grande dos professores, coordenadores. Os alunos têm se desdobrado e o apoio de todas as pró-reitorias está sendo fundamental. Estamos fazendo o que deve ser feito para que tudo se encaminhe da melhor forma. Tivemos uma atitude ponderada, democrática e estamos recebendo elogios comparados com outras instituições”, declarou o diretor.

No Campus Cabedelo, o Diretor Geral Lício Costa também apresentou o resultado do questionário aplicado que mostrou percepção dos alunos quanto as AENPs. “A partir das informações expressas no formulário tivemos reuniões das subcomissões para avaliação das respostas. Há aspectos positivos e negativos a serem apontados, o que está dentro da nossa expectativa”, afirmou o diretor.

O Campus João Pessoa, que tem uma característica peculiar por ser a maior unidade, tem avançado nas atividades e no andamento dos editais. O diretor Neilor César agradeceu ao apoio da reitoria, sobretudo na recomposição do seu quadro docente, fator importante para o encaminhamento das aulas remotas. “De uma maneira geral tem sido um aprendizado grande para todos e muito positivo. Estamos evoluindo e aprendendo. Um destaque importante é essa característica que nós temos de ter feito um processo debatido, dialogado e democrático”, apontou o professor Neilor.

reuniao codir 2.pngAs AENPs, adotadas pelo IFPB enquanto perdura a pandemia do novo coronavírus, tem uma proposta flexível. Cada campus iniciou sua atividade em datas específicas de acordo com a realidade local. Cada unidade também escolheu o ambiente virtual a ser adotado nas aulas e criou subcomissões multidisciplinares para acompanhamento de todo o processo.

Também foram realizados informes das atividades realizadas por cada pró-reitoria. Foram apresentados o andamento do programa de Inclusão Digital do Governo Federal e o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Processos Seletivos de estudantes, oferta dos laboratórios IFMaker, maratona de inovação, IFPB Solidário, orçamento e outros temas também foram abordados no encontro.