Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 09 > Colégio de Dirigentes realiza avaliação sobre as Atividades de Ensino Não Presenciais

Gestores dos campi apresentaram um balanço do andamento do primeiro mês das aulas remotas
por Patrícia Nogueira publicado: 02/10/2020 14h34 última modificação: 02/10/2020 20h44

O Colégio de Dirigentes, em reunião realizada nesta sexta-feira (02) por meio de webconferência, realizou uma avaliação sobre o andamento das Atividades de Ensino Não Presenciais (AENPs) nos campi do IFPB, iniciadas nos meses de Agosto e Setembro.

Os Diretores dos campi relataram os principais desafios que vem enfrentando para a oferta destas atividades e como a comunidade está se adaptando à nova realidade. “Importantes experiências dos campi foram trazidas hoje para a reunião. Temos experiências que são análogas e isso vai nos ajudando a amadurecer”, pontuou o Reitor Nicácio Lopes, que ressaltou o comprometimento da comunidade com a causas voltadas à educação e com a preservação a vida no período de pandemia.

A maioria dos campi concluiu o primeiro mês de exercício das AENPs. Questionários vem sendo enviados para servidores e estudantes a fim de identificar a percepção dos segmentos, os pontos positivos e os que precisam ser melhorados. As avaliações estão sendo mensuradas e discutidas internamente com as subcomissões.

Os diretores ressaltaram feedbacks positivos da comunidade com relação à organização de todo o instituto na oferta reuniao codir.pngdas aulas remotas, também houve elogios ao corpo docente e a forma com que as aulas estão sendo conduzidas. A busca por soluções que minimizem a evasão nesse período também foi um ponto no qual os diretores estão atentos, assim como a resolução dos problemas com a conectividade dos alunos e com o bem estar psicológico e emocional dos estudantes e servidores.

Em Patos, o Diretor Geral, Ronaldo Lima, afirmou que a exemplo dos demais campi o feedback tem sido positivo. “As atividades estão caminhando da melhor forma. Os problemas pontuais estão sendo resolvidos”, afirmou o professor Ronaldo. Ele informou que o questionário aplicado apontou respostas animadoras: “Temos um empenho muito grande dos professores, coordenadores. Os alunos têm se desdobrado e o apoio de todas as pró-reitorias está sendo fundamental. Estamos fazendo o que deve ser feito para que tudo se encaminhe da melhor forma. Tivemos uma atitude ponderada, democrática e estamos recebendo elogios comparados com outras instituições”, declarou o diretor.

No Campus Cabedelo, o Diretor Geral Lício Costa também apresentou o resultado do questionário aplicado que mostrou percepção dos alunos quanto as AENPs. “A partir das informações expressas no formulário tivemos reuniões das subcomissões para avaliação das respostas. Há aspectos positivos e negativos a serem apontados, o que está dentro da nossa expectativa”, afirmou o diretor.

O Campus João Pessoa, que tem uma característica peculiar por ser a maior unidade, tem avançado nas atividades e no andamento dos editais. O diretor Neilor César agradeceu ao apoio da reitoria, sobretudo na recomposição do seu quadro docente, fator importante para o encaminhamento das aulas remotas. “De uma maneira geral tem sido um aprendizado grande para todos e muito positivo. Estamos evoluindo e aprendendo. Um destaque importante é essa característica que nós temos de ter feito um processo debatido, dialogado e democrático”, apontou o professor Neilor.

reuniao codir 2.pngAs AENPs, adotadas pelo IFPB enquanto perdura a pandemia do novo coronavírus, tem uma proposta flexível. Cada campus iniciou sua atividade em datas específicas de acordo com a realidade local. Cada unidade também escolheu o ambiente virtual a ser adotado nas aulas e criou subcomissões multidisciplinares para acompanhamento de todo o processo.

Também foram realizados informes das atividades realizadas por cada pró-reitoria. Foram apresentados o andamento do programa de Inclusão Digital do Governo Federal e o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Processos Seletivos de estudantes, oferta dos laboratórios IFMaker, maratona de inovação, IFPB Solidário, orçamento e outros temas também foram abordados no encontro.