Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 08 > PRPIPG prorroga inscrição para seleção interna de propostas

PRPIPG prorroga inscrição para seleção interna de propostas

Edital é para oficinas de capacitação envolvendo servidores e alunos
por Ana Carolina Abiahy publicado: 07/08/2020 14h43 última modificação: 07/08/2020 14h43

A Pró-Reitoria de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) do IFPB prorrogou o prazo de inscrição no edital de seleção interna de propostas de Oficinas 4.0. que fazem parte de uma chamada nacional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) organizada pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). O edital de apoio à implementação das oficinas 4.0. prevê uma ampla capacitação de estudantes e servidores na solução de problemas enfrentados pelo setor produtivo.

A nova data limite para as inscrições é 16 de agosto. O edital interno do IFPB está aberto para que cada campus envie apenas uma proposta. A PRPIPG, por meio da Diretoria de Inovação Tecnológica (DIT), selecionará apenas uma proposta do IFPB a ser enviada para a seletiva nacional a cargo do IFES, que deve escolher 15 iniciativas no país para terem acesso aos recursos da Setec/MEC.

O diretor de Inovação Tecnológica do IFPB, Maxwell Anderson Ielpo do Amaral, explica que essas propostas estão relacionadas a outro edital anterior lançado pela PRPIPG que prospectava dentro do setor produtivo problemas a serem solucionados. A ideia é que a equipe que pode vir a ser escolhida no edital de apoio à implementação das Oficinas 4.0. trabalhe na solução da demanda enviada pelos parceiros do setor produtivo, que podem ser da área pública, privada ou organizações da sociedade civil.

“Temos duas macro-ações com esse projeto: uma é a solução das demandas criadas pelo setor produtivo e o outro é capacitação geral dos estudantes e servidores na área de inovação tecnológica. Aqui no IFPB, nós ampliamos para que não só a equipe envolvida com a implementação da Oficina 4.0. participe das capacitações, mas que eles possam repassar tudo isso a outros estudantes, professores e técnicos interessados”, comentou Maxwell.

Seguindo as normas do edital nacional, é preciso que o coordenador tenha experiência de pelo menos dois anos com inovação tecnológica ligada ao setor produtivo. O volume de recursos destinados a cada proposta selecionada pelo IFES é de R$ 216 mil a serem aplicados durante 10 meses.

Esse valor deve ser aplicado em material de consumo, equipamentos e bolsas. O ideal é que a proposta contemple estudantes de diferentes modalidades de ensino. Entre as várias temáticas a serem trabalhadas nas oficinas estão Realidade Virtual, Robótica, Pensamento e Visão Computacional. O projeto pretende ainda estimular a criação de patentes.

Acesse aqui o Edital retificado e os anexos.

Texto: Ana Carolina Abiahy - jornalista da DGCOM / Arte: PRPIPG