Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 08 > PROEXC encerra ciclo de Oficinas Dialogadas

PROEXC encerra ciclo de Oficinas Dialogadas

Durante oito sextas-feiras, coordenadores de Extensão e Cultura debateram a prática extensionista no IFPB
por publicado: 10/08/2020 14h27 última modificação: 10/08/2020 14h27

Um total de 08 temas de relevância na área de Extensão e Cultura explorados e mediados por 06 servidores facilitadores, com a colaboração de 10 convidados e uma média de 24 participantes por oficina, totalizando mais de 20 horas de capacitação. Os números representam o sucesso do ciclo de Oficinas Dialogadas promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) junto aos coordenadores da área no IFPB.

As Oficinas aconteceram durante as tardes de sextas-feiras no período de 12 de junho a 07 de agosto, debatendo temáticas escolhidas pelos coordenadores através de pesquisa on-line.

“Gostaria de parabenizar todos os coordenadores, convidados e servidores envolvidos que se empenharam na realização das oficinas que foram bastante importantes, uma vez que possibilitaram a expansão do conhecimento e a formação extensionista. Durante oito encontros, tivemos a oportunidade de realizar uma troca de informações, conhecimentos e discussões, a fim de avaliarmos nossos processos e ações na Extensão. Uma vez que os coordenadores são as representações da Extensão do IFPB nos campi, é necessário que estejamos todos alinhados, falando a mesma linguagem e compartilhando aprendizados”, avalia a pró-reitora Cleidenedia Oliveira.

Diego Nogueira, coordenador do Campus Cajazeiras, considera a realização das oficinas positiva no sentido de “proporcionar aos coordenadores, sobretudo aos que estão chegando agora, um contato teórico com os conceitos relacionados a cada temática abordada, proporcionando maior compreensão do âmbito da Extensão no IFPB, favorecendo o melhor e mais eficiente desempenho da gestão e da prática extensionista no Instituto”.

A artesã Joana Santos, da Associação de Mulheres Águias de Pedras de Fogo, foi uma das convidadas a debater Economia Solidária e Metodologias de Incubação, tema da última oficina do ciclo, realizada na sexta-feira (7). Para ela, as iniciativas do IFPB na área da Extensão são muito importantes e têm feito a diferença na vida das artesãs da associação. “São cursos ofertados e capacitações que nos incentivam a praticar o empreendedorismo solidário. Hoje posso dizer que sou uma profissional na arte da costura, desenvolvendo novos trabalhos e a cada dia vencendo novos desafios”, afirma.

Verônica Rufino - Comunicação PROEXC