Noticia
Campus Itaporanga inicia aulas não presenciais nesta terça-feira (11)
O Campus Itaporanga do IFPB será o primeiro da Rede Federal na Paraíba a iniciar as aulas não presenciais (ANP), com início das atividades remotas nesta terça-feira (11). A retomada das aulas nessa modalidade atende as Resoluções 28 e 29 de 2020, aprovadas pelo Conselho Superior, que permitem atividades de ensino não presenciais no IFPB, como alternativa durante o período da pandemia.
Aproximadamente 300 alunos serão atendidos em dois cursos, o Técnico Integrado em Edificações e o Técnico Integrado em Informática. A plataforma escolhida para ser o Ambiente Virtual de Aprendizagem é o Google Classroom (Google Sala de Aula). A preparação dos alunos para o ensino remoto começou no dia 29 de julho com as aulas de ambientação. Foram dadas as boas vindas, feita a exposição de como acessar a plataforma Google Classroom e dados esclarecimentos sobre as configurações dos celulares, já que a maioria dos estudantes do campus utiliza estes equipamentos. Também foram apresentados os tutoriais, composto por um manual do estudante e vídeos de ambientação, preparados pelas equipes de professores e coordenação pedagógica.
De acordo com o coordenador do curso de Informática, professor Douglas Xavier, a resposta dos alunos em relação ao Google Classroom foi muito positiva. “Estamos muito felizes com o sucesso dos alunos nesse primeiro momento”, comenta o professor. Douglas também destacou o apoio do Diretor de Desenvolvimento de Ensino, Franklin Medeiros, na operacionalização de todo o processo e ao Coordenador do Curso Técnico de Edificações, Raimundo Fábio, pelo planejamento do calendário de aulas.
Para o diretor do Campus Ridelson Farias, o protagonismo na viabilização do ensino remoto no Campus Itaporanga foi todo dos professores e das equipes pedagógica e de TI que se mobilizaram no período de férias para preparar os materiais, para que o estudante se adapte ao novo formato de oferta de educação de forma não presencial.
“Outros campi têm se mostrado interessados no material que produzimos. Já compartilhamos com Patos o nosso curso de ambientação, composto pelo Manual do Estudante e tutoriais em vídeo. Estamos abertos para tornar essa fase bastante colaborativa e fazer um intercâmbio com as demais equipes docentes”, observa o professor Douglas Xavier.
Todos os alunos que se inscreveram nos editais e enquadrados como famílias de baixa renda foram contemplados com o auxílio digital para aquisição de serviço de internet para aqueles(as) que tinham esse impedimento, a falta de acesso. Com isso, o Campus pretende garantir o êxito no ensino-aprendizagem.
Acesse aqui o tutorial em vídeo
Acesse aqui o Manual do aluno
Vale lembrar que o início das Atividades de Ensino Não Presenciais acontece em agosto no IFPB, no entanto cada unidade tem um calendário definido de acordo com suas especificidades.
*Iris Souto Maior – Jornalista do IFPB - Reitoria