Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 07 > Reitoria participa de reunião com servidores do Campus Monteiro

Reitoria participa de reunião com servidores do Campus Monteiro

Encontro virtual teve como principal foco as atividades não-presenciais
por Ana Carolina Abiahy publicado: 16/07/2020 15h08 última modificação: 16/07/2020 15h08

A Reitoria do IFPB participou, na tarde dessa quarta-feira, de mais uma reunião virtual com professores e técnicos da instituição. Dessa vez, o convite foi do diretor geral do Campus Monteiro, Abraão Romão Batista. O reitor Nicácio Lopes e o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo Neto, debateram com os servidores e gestores do campus, principalmente, acerca do processo de implementação de atividades não-presenciais.

“Já participamos de diversas reuniões virtuais em outros campi, como Cajazeiras e Patos, onde tivemos mais de um encontro, reunindo também estudantes, pais de alunos. Em todos os diálogos, verificamos a adesão para as futuras atividades não-presenciais”, ressaltou o reitor do IFPB.

A reunião via Google Meet iniciou às 15h, com o diretor-geral explanando sobre a pesquisa de conectividade realizada com os estudantes do Campus Monteiro. Segundo Abraão, 96% dos estudantes responderam à pesquisa e apenas 16 alunos não preencheram o questionário, tendo sido contatados pessoalmente após isso. Ele informou que os alunos com deficiência foram procurados pelo Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais.

O professor Abraão explicou ainda que a pesquisa aplicou um filtro maior para saber acerca da qualidade da conexão com a internet dos estudantes. Todos esses dados ajudaram a compor o edital de seleção para o auxílio emergencial de inclusão digital que está com inscrições abertas nos campi. “Foi fundamental o aporte financeiro da Reitoria para o auxílio. Temos 160 vagas para o auxílio e acreditamos que vai ser suficiente”, comentou o diretor.

O pró-reitor Macedo frisou a determinação da Reitoria e de todo o Colégio de Dirigentes da instituição para que os benefícios de assistência estudantil continuassem a ser pagos durante a pandemia, como uma forma de auxiliar os estudantes já que quase 80% são de famílias carentes. Manoel Macedo comentou sobre outra ação que está sendo construída em parceria com a Pró-Reitoria de Administração e Finanças. Trata-se de um recurso para aquisição de equipamentos para os alunos, como mais uma medida para facilitar o acompanhamento de atividades acadêmicas de modo remoto.

O encontro virtual teve cerca de 75 participantes e foi aberto espaço para que os servidores fizessem perguntas e esclarecessem dúvidas. A opinião partilhada é de que as aulas remotas são a única alternativa possível nesse momento. “É a melhor solução no contexto da pandemia. Com a apresentação de Abraão estamos mais tranquilos e o edital de inclusão digital também. Estamos entrando em contato com os alunos para divulgar”, comentou o docente Enver José Lopes Cabral.

“O sistema educacional foi afetado de modo brutal porque na escola existe uma aglomeração natural. Recomendei a Pró-Reitoria de Ensino que se elaborasse um programa flexível porque o cenário é maleável. O programa prevê uma retroalimentação avaliativa para detectar o que precisa alterar e aprimorar. O programa é processual, vai sendo monitorado com o tempo”, frisou o reitor.