Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 07 > Novo edital de empreendedorismo inovador inicia inscrições

Noticia

Novo edital de empreendedorismo inovador inicia inscrições

IFPB fará seleção interna de nove propostas para chamada pública da Setec/Sebrae
por Ana Carolina Abiahy publicado: 14/07/2020 09h53 última modificação: 14/07/2020 09h53

Uma nova oportunidade para os pesquisadores do IFPB envolvidos com inovação está aberta. O edital 23/2020 de Apoio ao empreendedorismo inovador com foco na Economia 4.0 foi publicado pelas Pró-Reitorias de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) e de Extensão e Cultura (Proexc). Ele visa selecionar internamente, no Instituto Federal da Paraíba, nove propostas para serem enviadas para a chamada pública aberta pela Setec/Mec e o Sebrae, organizada pelo IF do Espírito Santo (IFES).

A inscrição deve ser feita de 13 a 28 de julho. São quatro áreas de atuação Agricultura, Serviços e Indústria 4.0. O IFPB deve selecionar três projetos em cada uma dessas áreas. O projeto deve ter participação de servidores (professores e técnicos) e estudantes, de cursos técnicos e superiores. Pessoas externas ao IFPB também podem participar das equipes.

A estimativa é que cerca de 60 projetos sejam financiados na chamada pública nacional. Conforme explicou o Diretor de Inovação Tecnológica do IFPB, Maxwell Ielpo Amaral, um projeto em cada Estado da federação deve ser aprovado, ao menos, dentre os Institutos Federais. “Como na Paraíba, só temos um Instituto Federal, provavelmente, devemos ter um projeto para receber recursos e a infraestrutura. Inicialmente, são 27 em todo o país, mas após um período, eles vão selecionar novamente os projetos mais bem avaliados e investir, conforme recursos disponíveis”, esclareceu.

Acesse aqui o Edital e os anexos. 

Em cada área, cerca de 20 projetos poderão ser aprovados para serem implementados. A chamada pública deve destinar mais de R$ 233 mil para bolsas e infraestrutura de pesquisa por cada projeto.  

Nessa segunda-feira, à tarde, um seminário online foi realizado, para esclarecer acerca do "Empreendedorismo Inovador e o Profissional do Mundo 4.0. com dirigentes da Setec, Sebrae, Conif e parceiros. Para saber mais, acesse o canal no youtube do Centro de Referência em Educação Empreendedora do Sebrae. 

O seminário teve as falas de Ariosto Antunes Culau, Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Bruno Quick Lourenço de Lima, Diretor Técnico do Sebrae, Jadir José Pela, Presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e  Tecnológica, Luciana Hashiba, da Partner & Head of Connections We Fab, e Ricardo Marques, Diretor da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras e Superintendente em Furnas. A Pró-Reitora da PRPIPG, Silvana Costa, participou, bem como os gestores de Propriedade Intelectual do IFPB. 

Texto: Ana Carolina Abiahy - jornalista da DGCOM / Arte: Adino Bandeira - da PRPIPG