Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 07 > Minutas das atividades não presenciais são apresentadas ao Codir

Minutas das atividades não presenciais são apresentadas ao Codir

Colégio de Dirigentes discutiu também o andamento do edital de inclusão digital dos alunos
por Patrícia Nogueira publicado: 17/07/2020 15h22 última modificação: 17/07/2020 15h37

As minutas de resolução que tratam do desenvolvimento de atividades não presenciais no IFPB e o andamento dos editais de auxílio emergencial de inclusão digital foram apresentados nesta sexta-feira (17) e colocados em discussão com os membros do Colégio de Dirigentes do IFPB.

Um dos documentos apresentados estabelece os procedimentos para desenvolvimento e registro de Atividades de Ensino Não Presenciais (AENPs), durante o período de suspensão das aulas presenciais. A outra minuta é referente às fases de implementação gradual das referidas atividades (presenciais e não presenciais) .

A partir de demandas da comunidade, foram estabelecidas 6 fases: Primeira Fase – Diagnóstico, planejamento e orientações; Segunda Fase – Ambientação de docentes e discentes; Terceira Fase – Oferta curricular de forma não presencial; Quarta Fase – Implementação gradual de atividades acadêmicas presenciais; Quinta Fase – Consolidação do ensino híbrido; Sexta Fase – Retorno ao ensino presencial.

De acordo com o professor Degmar dos Anjos, responsável pelo Grupo de Trabalho que elaborou as minutas, foi estabelecido que as atividades devem entrar em vigor logo após a aprovação do Consuper. “Dentro desse contexto, a primeira fase irá durar em torno de 15 dias, podendo ser prorrogada de acordo com a necessidade de cada campus”, informou.

O professor Degmar dos Anjos, fez a apresentação e leitura minuciosa dos artigos para discussão junto com os membros do Colégio de Dirigentes. O documento foi finalizado pelo grupo de trabalho no dia 15/07. O Codir acatou o texto das minutas e foi estabelecido o cronograma de tramitação nas demais instâncias administrativas:

No dia 21, as minutas serão apreciadas pelo Comitê de Crise; no dia 22, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e no dia 27, será apreciado e homologado pelo Conselho Superior (Consuper).

O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, fez um balanço do andamento dos editais de inclusão digital. reuniao codir 17-07-20.pngEstão sendo investidos quase R$ 2 milhões para atender a estudantes que não têm condições de acesso à internet. Cerca de 5.800 estudantes serão beneficiados. Ele informou também que está sendo construído um documento que normatiza a questão da compra de equipamentos.

“Essa é uma ação muito importante em função do nosso contexto atual, é um esforço que a instituição vem fazendo para garantir aos alunos condições de acessibilidade para que possam participar das atividades não presenciais. Ressaltamos o empenho dos profissionais da área de assistência estudantil e financeira para garantir que esse auxílio chegue aos discentes. Estamos acompanhando todo o processo para dirimir dúvidas e problemas”, destacou Macedo.

Para o reitor do IFPB, Nicácio Lopes, esse é um momento relevante na Instituição, uma vez que está sendo finalizado o processo de preparação para o início das atividades não presenciais, que foi planejado de forma cuidadosa e cautelosa para garantir igualdade nas condições de acesso.

“Nossa equipe técnica se mobilizou, por meio de um grande diálogo com a comunidade, e elaboramos normativas que foram hoje aprovadas na instância consultiva do Colégio de Dirigentes e seguiremos um cronograma até chegar à homologação do Conselho Superior. Vamos implementar um projeto que vai ao encontro da necessidade da nossa comunidade. Um projeto que vai garantir o acesso à educação de todos os estudantes do nosso instituto. Vamos preparar e qualificar nossos professores. Temos certeza de que faremos toda essa travessia com tranquilidade dando segurança a todos, seguindo nosso slogan de que ‘todas as vidas importam’”, ressaltou Nicácio.