Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 07 > Importância de Núcleos de Extensão é tema de Oficina Dialogada na PROEXC

Importância de Núcleos de Extensão é tema de Oficina Dialogada na PROEXC

Em entrevista, o diretor de Cultura, George Glauber, explica algumas concepções sobre o assunto
por publicado: 24/07/2020 19h06 última modificação: 24/07/2020 19h07

Dando prosseguimento à série de Oficinas Dialogadas, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) realizou nesta sexta-feira (24) mais uma capacitação com os coordenadores de Extensão e Cultura do IFPB. Desta vez, o evento abrangeu a importância dos Núcleos de Extensão e Cultura para a efetivação da Política da área no Instituto.

Em entrevista, o diretor de Cultura, George Glauber Severo, ministrante da oficina, explica algumas concepções sobre o tema.

Assessoria de Comunicação - O que são Núcleos de Extensão?

George Glauber - São espaços escolares reais e virtuais (da zona rural às redes sociais), abertos, conectáveis e descentralizados, reversíveis e versáteis às demandas sociais e produtivas. São os espaços basilares para a institucionalização da curricularização de extensão no IFPB e consolidação de coletivos organizados em rede para uma práxis da educação contextualizada e que integram saberes acadêmicos e populares. Além da Rede Rizoma, existem outras modalidades disponíveis de Núcleos como os de Coordenadoria, por exemplo.

Assessoria de Comunicação - Qual a norma que rege a atuação dos Núcleos no Instituto?

George Glauber - A norma vigente é a Nota Técnica 03/2017 - PROEXC. Esta Nota foi elaborada seguindo as diretrizes da Lei 11.982/2008, que  Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; o Plano Nacional de Educação (PNE - Meta 12, Estratégia 12.7), além do Estatuto do IFPB e contribuições do Fórum de Pró-Reitores de Extensão (FORPROEXT).

Assessoria de Comunicação - Qual a composição e quais os procedimentos para abertura de um Núcleo?

George Glauber- A abertura de um Núcleo e todo acompanhamento de seu funcionamento são feitos através do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). A mobilização dos componentes é livre e espontânea, sendo que, a cada 6 meses, o articulador deve comunicar a manutenção dos membros ou novas composições.

Assessoria de Comunicação - Quais os editais vigentes atualmente no IFPB referem-se aos Núcleos de Extensão?

George Glauber: Temos em vigor a Chamada nº 02/2020, para Submissão e Seleção de Propostas para Publicação de Livros da Coletânea Rede Rizoma; assim como o Edital nº 01/2020, que aborda o Registro de Ações de Extensão e Cultura, em Fluxo Contínuo. Os integrantes dos Núcleos podem se candidatar ainda aos editais de Projetos, Eventos e Prestação de Serviços de Extensão (Editais nº 13, 14 e 15, respectivamente). Por pertencerem a Núcleos, eles ganham uma pontuação a mais na seleção.

A Oficina Dialogada contou ainda com a apresentação do servidor Rhenan Varela que explanou sobre o registro dos Núcleos no  (SUAP).

Verônica Rufino - Comunicação PROEXC