II Simpósio de Línguas reuniu mais de 2400 participantes

II SILIF (2).jpg

Evento foi totalmente virtual com mais de 300 apresentações de trabalho de todo o país e do exterior

O II Simpósio de Línguas, promovido pelo Campus Cajazeiras IFPB, que termina na noite dessa sexta-feira, 31 de julho, reuniu mais de 2480 participantes em uma realização totalmente virtual. O tema central do evento “Educação remota e novos letramentos em tempos de distanciamento social” dialoga com os desafios impostos no período da pandemia.

A organizadora do evento, professora Sayonara Abrantes, destaca que o tema foi escolhido no início de abril quando os trabalhadores da educação se viram com as aulas suspensas. “Muitos de nós já trabalhávamos também com educação à distância, então, o tema se impôs, naturalmente”, comentou a docente do IFPB em Cajazeiras.

O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa “Ensino e Aprendizagem de Línguas” (Grenal) que reúne pesquisadores de alguns campi do IFPB e dos Institutos Federais Alagoas, Ceará, Roraima, além da UFPB e UFCG. O II SILIF é totalmente gratuito e teve mais de 300 trabalhos apresentados. Foram 23 GTs, 12 oficinas, quatro mesas-redondas e três palestras.

A professora Sayonara comemorou o fato de ter inscrição de todos os nove estados nordestinos, das cinco regiões do Brasil e de cinco países. O evento tem trabalhos em quatro línguas: português, espanhol, libras e inglês.

“Foi uma surpresa para nós. Se tivéssemos o evento presencial, provavelmente, não teríamos todas essas participações. Nessa última tarde, temos 14 salas simultâneas com apresentação de trabalhos. Estamos até estudando que os próximos eventos sejam à distância”, comentou a docente.

A palestra de abertura foi com a reitora Stella Maris Rocha, da Universidad Nacional de San Martín da província de Buenos Aires, na Argentina. O reitor do IFPB Nicácio Lopes e a diretora geral do Campus Cajazeiras, Lucrécia Teresa, também participaram com boas vindas aos participantes.

Foram criados dois canais no youtube e mais de dez salas simultâneas por videoconferência para a apresentação dos trabalhos. A organização do evento agradeceu o empenho dos Núcleos de Assistência a Pessoa com Necessidades Especiais (Napne) de Cajazeiras, Patos e Campina Grande.  “Todos os eventos abertos, como as palestras tiveram tradução em Libras e em todas as salas em que o participante solicitou”, comentou Sayonara.

O caderno de resumos do II SILIF será publicado pela editora Ideia Cz e o e-book com os trabalhos completos terá publicação pela editora do IFPB. Foram criados dois canais do II SILIF no youtube, confira aqui.  A página do evento pode ser acessada nesse link

 Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista da DGCOM/Reitoria 

Tags :Notícia.