Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 07 > IFPB participa de reunião do Fórum de Gestão de Pessoas do Conif

IFPB participa de reunião do Fórum de Gestão de Pessoas do Conif

Ferramentas que aprimoram as atividades de gerenciamento de pessoas foram apresentadas
por Patrícia Nogueira publicado: 13/07/2020 13h37 última modificação: 13/07/2020 13h37

O IFPB participou nesta segunda-feira (13) de reunião do Fórum de Dirigentes de Gestão de Pessoas das Instituições Federais de Ensino Técnico, Científico e Tecnológico, realizada por meio de webconferência. O órgão trata das políticas de pessoal no âmbito da administração pública, uniformizando procedimentos e garantindo um tratamento isonômico aos servidores públicos e é coordenado pela servidora Débora Gonçalves de Lima (IFRO).

Uma das pautas abordadas na reunião foi o recadastramento das Ações Judiciais (AJ) no novo módulo proposto pelo Ministério da Economia (Portaria Normativa Nº 2, de 6 de Abril de 2017). A Diretora do Departamento de Provimento e Movimentação de Pessoal do Ministério da Economia, Luiza Roland, explanou as características desse novo sistema e a importância de fazer a migração dos dados da folha de pagamento das decisões judiciais relativas à gestão de pessoas, uma vez que o antigo sistema (SICAJ) será desligado em dezembro. A expectativa é de que a migração para a o novo módulo de Ações Judiciais do Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe), elimine inconsistências e gere economia de recursos.

“Buscamos esse contato no Fórum para estreitar a relação e nos aproximar de uma forma mais intensa considerando que os institutos têm um grande quantitativo de ações judiciais pendentes de recadastramento. O sistema novo trouxe inovações e mais segurança no processo com relação ao quesito pagamento”, afirmou a Diretora Luiza Roland. O IFPB está dentre os institutos que possuem menor número de ações para recadastrar.

Outro destaque da reunião foi a apresentação do Módulo do Boletim de Gestão de Pessoas do Sigepe, uma ferramenta gratuita, na qual os Institutos Federais podem fazer a adesão e dar publicidade e transparência aos seus atos de pessoal de maneira informatizada. A Coordenadora-Geral da Secretária de Gestão e Desempenho de Pessoal – SGP/SEDDG/ME, Cristiane Basques da Cunha explicou que a ideia é de que haja adesão dos órgãos que não possuem uma solução informatizada para a publicação dos atos de pessoal e também daqueles que já usam uma ferramenta e desejem fazer a migração.

Durante a reunião também foram dadas as boas-vindas aos novos membros da coordenação. Foi tratado sobre o Projeto ConectaGente  e apresentado relatório do Grupo de Trabalho.

O Reitor do IFPB, Nicácio Lopes, enfatizou a importância desse fórum no sentido de abordar assuntos relevantes e reuniao forgep 2.jpgnortear o trabalho dos Institutos Federais. “Renovo o nosso compromisso da câmara de gestão de pessoas para o fortalecimento desse fórum. Sei do compromisso e do espírito público que norteia o trabalho deste órgão. Nossa câmara de gestão de pessoas está antenada com as demandas provenientes do fórum e continuaremos com uma estreita relação dialógica de interlocução”, destacou o Reitor Nicácio que é coordenador da Câmara de Gestão de Pessoas do Conif, juntamente com os reitores Odacir Antônio Zanata (IFPR), Uberlando Leite (IFRO), Paulo Henrique Gomes (IFPI) e Antônio da Luz Júnior (IFTO).

O Reitor do IFPR, Odacir Antônio Zanata, deu as boas-vindas aos novos membros e enfatizou que o fórum permite que os reitores tenham uma visão especial da gestão de pessoas: “Podemos até fazer gestão faltando infraestrutura, orçamento, mas não podemos fazer sem ter pessoas motivadas. É uma alegria ver que temos reitores que não são apenas figurantes e sim atuantes e defensores da gestão de pessoas”, afirmou Zanata.

O ForGep é vinculado à Câmara de Gestão de Pessoas do Conif. Representaram o IFPB na reunião, o Reitor Nicácio Lopes (Coordenador da Câmara de Gestão de Pessoas), Aguinaldo Tejo (Diretor de Gestão de Pessoas) e Daniel Nunes (Diretor Substituto de Gestão de Pessoas).