Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 07 > Conif discute sobre orçamento de 2021

Conif discute sobre orçamento de 2021

Reitor Nicácio comenta sobre as ações da Rede Federal
por Ana Carolina Abiahy publicado: 22/07/2020 13h18 última modificação: 22/07/2020 13h18

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Conif) realizou a sua 13ª reunião virtual na tarde dessa terça-feira, pelo aplicativo zoom. O reitor do IFPB, Nicácio Lopes, participou da reunião que teve como principal ponto de pauta o orçamento para as instituições em 2021, a matriz Conif.

Segundo o reitor Nicácio, uma determinação de cada dirigente dos Institutos Federais, Cefets e CPII é que o orçamento para 2021 não seja inferior ao desse ano. Nicácio explica que cada reitor estabelece os regramentos e as variáveis para o orçamento de sua instituição, considerando as quatro faixas: custeio, investimento, capacitação e assistência estudantil.

O professor Nicácio informou que o Conif vai trabalhar, nas próximas duas semanas, para fechar essa matriz orçamentária, levando em conta índices como o IPCA e os levantamentos de cada dirigente. A diretoria do Conif está em permanente um diálogo com a Setec/Mec que está em tratativas junto ao Ministério da Economia para decidir acerca das fatias do orçamento.

Tudo isso vai compor o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias Anual (PLOA), a ser encaminhado ao Congresso Nacional. A partir daí, o cenário é de ampla negociação política, onde se espera o empenho das bancadas parlamentares mais relacionadas com o setor educacional.

“Temos consciência plena, todos os reitores, que o cenário de pandemia está impactando fortemente a conjuntura econômica e é muito desfavorável. Temos que lutar pela preservação do nosso orçamento pois é com ele que sustentamos a nossa Rede”, frisou o reitor do Instituto Federal da Paraíba. A reunião teve cerca de três horas.