Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 07 > Conif discute orçamento institucional da Rede Federal de Educação

Conif discute orçamento institucional da Rede Federal de Educação

por publicado: 14/07/2020 21h34 última modificação: 17/07/2020 14h34

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) realizou a 12ª Reunião Virtual do Conif nesta terça-feira (14). A reunião congrega reitores de 41 Unidades da Rede Federal: 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II.

O principal tema da reunião foi a matriz orçamentária de 2021. De acordo com o reitor do IFPB, Nicácio Lopes, esse é sempre um tema central porque envolve recursos públicos de custeio do orçamento institucional, o que engloba o funcionamento da Instituição, capacitação de servidores, assistência estudantil entre outras atividades. A preocupação dos gestores é que a pandemia tenha impacto na dotação orçamentária dos organismos públicos num momento em que a Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica registra um crescimento de 13% no número de matrículas efetuadas na plataforma Nilo Peçanha.

Ainda segundo o reitor Nicácio, o cenário de 2021 está se desenhando como um período de retração econômica, no entanto, o Conif vai defender que o orçamento Rede Federal seja preservado para que haja de funcionamento de todas as unidades. “Seria um contrassenso se o governo determinasse uma diminuição orçamentária num momento em que a Rede consolida um crescimento no número de alunos matriculados. Devemos considerar a educação sempre como investimento e não como despesa. Temos consciência de que a pandemia trará dificuldades para o ano que vem, mas precisamos garantir a sustentabilidade da Rede, à medida que ela amplia as oportunidades aos nossos jovens e o poder público precisa garantir o seu funcionamento”, pontua o reitor.

A pauta da 12ª Reunião Virtual foi composta pelos seguintes temas: apresentação do Sistema FORPOG, pela reitora Tuth Sales e Coordenação FORPOG; matriz 2021, reitor Charles Okama; Fundeb, Pró-reitor Claudecir Schenkel do IFC; Curricularização da Extensão, reitor Flávio Nunes; Reditec, Jadir Pela e Fundação Jadir Pela. Devido a sua complexidade, o assunto sobre a matriz orçamentária entrará novamente em pauta na próxima terça-feira (21).

Iris Souto Maior – jornalista do IFPB - Reitoria