Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 07 > Comitê de Crise aprova normas para início das atividades acadêmicas não presenciais

Noticia

Comitê de Crise aprova normas para início das atividades acadêmicas não presenciais

As minutas que normatizam as atividades acadêmicas não presenciais seguem agora para apreciação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Conselho Superior do IFPB
por Gustavo Rodrigues publicado: 21/07/2020 13h20 última modificação: 22/07/2020 13h41

O Comitê do IFPB responsável pelo enfrentamento da disseminação e combate à Covid-19 reuniu-se por videoconferência nesta terça-feira (21) e aprovou o prosseguimento do trâmite das minutas que disciplinam o início das atividades acadêmicas não presenciais no IFPB, como também deliberou sobre as providências relativas à inclusão digital dos estudantes.

Nicacio_01.jpgInicialmente, o Reitor Nicácio Lopes expôs o cenário atual da pandemia da Covid-19, ressaltando que não há, no momento, perspectiva de retorno às atividades acadêmicas presenciais, em função do atual estágio da Covid-19 no País. Dessa forma, o IFPB reuniu-se com vários setores da comunidade acadêmica para regulamentar as atividades não presenciais e elaborou minutas apreciadas primeiramente pelo Colégio de Dirigentes do IFPB, que recomendou sua aprovação ao Consuper.

De acordo com o Reitor Nicácio, depois da aprovação do Comitê de Crise, as minutas serão encaminhadas ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), que verificará a sua conformidade técnica e as encaminhará ao Conselho Superior, que deliberará com vistas à sua homologação e implementação.

Degmar.jpgO Diretor de Educação Profissional, Degmar dos Anjos, apresentou o plano de seis fases que foi negociado com a comunidade acadêmica para retorno das atividades acadêmicas no IFPB e deixou claro que a passagem das seis fases estará condicionada às realidades epidemiológicas adequadas em cada momento e local.

A Pró-Reitora de Ensino Mary Roberta ressaltou o intenso trabalho da equipe da PRE com as reuniões dos vários segmentos envolvidos para a culminar com a elaboração das minutas e destacou também a segunda minuta com as normas que regulamentarão o Mary.jpgretorno das atividades acadêmicas.

A professora Zuila Kelly da Costa Couto Fernandes de Araújo, do SINTEF-PB, fez algumas considerações sobre o processo, destacando que há mais concordâncias do que discordâncias com o plano apresentado e que tem buscado as melhores soluções negociadas para a retomada gradual das atividades.

O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Pereira de Macedo Neto, apresentou como estão sendo elaborados os editais para a inclusão digital dos estudantes. De acordo com o professor Macedo, a acessibilidade Macedo.jpgdos estudantes à internet é fundamental e o IFPB pretende garantir a participação de todos nessas atividades. Os editais estão sendo publicados nos 21 campi tratando dos auxílios para a conectividade dos estudantes, que visam a atender até 5.419 estudantes, com aporte de recursos previsto de R$ 1,6 milhão de reais.

Finalmente, o Comitê de Crise aprovou ainda o retorno das obras de engenharia do IFPB, seguindo o protocolo recomendado pelo Sinduscon e por decreto do Governo do Estado da Paraíba.

O Reitor Nicácio agradeceu a participação de todos e desejou que possamos retornar à normalidade no menor espaço de tempo possível, destacando que elegeu a vida humana e a saúde das pessoas como premissas básicas que continuarão norteando todas as decisões institucionais do IFPB.