Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 07 > Colégio de Dirigentes discute ensino não-presencial

Colégio de Dirigentes discute ensino não-presencial

Essa foi a principal pauta da reunião que abordou ainda o auxílio conectividade
por publicado: 10/07/2020 14h41 última modificação: 14/07/2020 21h52

Na manhã desta sexta-feira (10), o Colégio de Dirigentes (Codir) do IFPB se reuniu para apresentar e discutir o andamento das ações do Instituto durante a pandemia e suspensão das atividades acadêmicas. O grupo de gestores discutiu os trabalhos relacionados ao planejamento e à execução de atividades não presenciais.

Um dos pontos apresentados foi o processo de planejamento da implantação gradual das atividades não presenciais com as contribuições, sugestões, dúvidas e propostas enviadas por e-mail pela comunidade acadêmica. A minuta deve ser finalizada pelo Grupo de Trabalho até o dia 15 de julho, revisada no dia seguinte, para ser levada para a Reunião do Codir no dia 17, a reunião do CEPE no dia 20 e do Conselho Superior em 23 de julho.

O diretor Degmar comentou sobre o GT que está analisando as sugestões da comunidade sobre as minutas de atividades não-presenciais. “A conclusão desse trabalho das minutas para o envio aos órgãos colegiados demonstra muita preocupação do Instituto Federal com os alunos mais carentes que poderão ter acesso à educação tenham da mesma forma que outros alunos de escolas privadas. Nesse momento, o lema “nenhum estudante para trás” se concretiza pois demonstramos por meio de nosso trabalho que estamos interessados em resolver o problema da conectividade e oferecer educação de qualidade nesse contexto tão conturbado da pandemia”, esclareceu.

A diretora do Campus Cajazeiras, Lucrécia Petrucci, também comentou sobre a análise da conjuntura para iniciar a atividades não-presenciais. “Em Cajazeiras, as discussões das minutas com a comunidade ocorreram inicialmente, com os coordenadores de cursos e equipe multidisciplinar, docentes, coordenadores dos setores administrativos, representantes estudantis e por fim com os pais dos nossos alunos. Esse momento com a comunidade é fundamental para ouvir suas preocupações e sugestões, precisamos dessa união para implementação das atividades, essa é uma construção coletiva”, destacou Lucrécia.

Outro momento da reunião dessa sexta-feira do Codir foi a apresentação dos trabalhos relacionados aos editais de acessibilidade e conectividade de estudantes do IFPB, feita pelo Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, e a Assistente Social Ana Clara Mendonça. O Pró-Reitor de Administração e Finanças, Pablo Arruda, explanou detalhes técnicos de como vai se dar, do ponto de vista administrativo, esse processo.

Na próxima semana, deve ser divulgado o edital de inscrições dos alunos para o auxílio conectividade. A expectativa é que todo o processo seja finalizado no mês de julho. O reitor pediu empenhos dos diretores, para que seja feito o processo de inscrição, seleção e contratação dos planos para os alunos no mês de julho para que em agosto se inicie as aulas não presenciais.

Para o Reitor Nicácio Lopes, é importante que todos os gestores nos campi se empenhem e se engajem para que não haja falhas nesse processo e que o IFPB garanta condições para todos os alunos estudarem. “Estamos chegando a finalização dos procedimentos com vistas a oferta de atividades não-presenciais que inclui um programa de inclusão digital para garantir conectividade a nossos estudantes de baixa renda. Estamos avançando nas normativas e estabelecendo um diálogo efetivo com toda a comunidade, estudantes, pais de estudantes, as categorias de servidores. Vamos caminhar para iniciar essa oferta no mês de agosto. Queremos nos adaptar a essa situação oferecendo a ferramenta que é possível oferecer nesse momento, que são as atividades remotas”, ressaltou o reitor Nicácio.

A Pró-Reitora de Ensino, Mary Roberta Marinho, também ressaltou a dedicação, responsabilidade de todos os diretores gerais e diretores de ensino têm feito neste período. “Esse trabalho tem sido primordial, junto com as atividades dos Grupos de Trabalho que estão planejando o novo Processo Seletivo de Cursos Superiores e as matrículas”.

Reportagem: Patrícia Nogueira / Edição: Ana Carolina Abiahy / Arte: Thailiná Ferreira - equipe DGCOM