Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 07 > Auditoria Interna reúne-se com gestores do IFPB e da FUNETEC

Noticia

Auditoria Interna reúne-se com gestores do IFPB e da FUNETEC

Foram discutidos temas relativos à auditoria, consultoria e assessoramento
por publicado: 15/07/2020 22h11 última modificação: 16/07/2020 13h17

A Unidade de Auditoria Interna Governamental (UAIG) do Instituto Federal da Paraíba, por meio da reunião realizada nesta quarta-feira (15), apresentou aos gestores do IFPB e da Fundação de Apoio do IFPB (FUNETEC) os princípios para o desenvolvimento do trabalho de auditorial que será realizado na Fundação.

A reunião presidida pelo titular de Auditoria Interna, Bruno Cabral teve a presença do reitor Nicácio Lopes, do auditor Kleber Cordeiro, do pró-reitor de Administração e Finanças, Pablo Andrey, do diretor de Gestão de Pessoas Aguinaldo Tejo, do superintendente da FUNETEC Aselmo Castilho e do diretor de Administração e Finanças da FUNETEC Alexandre Pereira.

Dentre os pontos abordados na reunião, Aguinaldo Tejo destaca a possibilidade da UAIG oferecer consultoria aos gestores. “É uma possibilidade para os auditores e demais colegas do IFPB entenderem o trabalho um do outro, aproximando todos os participantes do processo. Nesse sentido, quando se fala em consultoria é uma maneira dos nossos gestores terem um parceiro, um orientador”, comenta o diretor.

Para o reitor Nicácio Lopes, a temática relacionada à consultoria e auditoria da UIAG é fundamental para a transparência do IFPB, sendo respaldada por duas pilastras fundamentais representadas de um lado pela fiscalização e do outro pela consultoria e assessoramento, auxiliando o IFPB na prestação de contas à sociedade. “O trabalho desenvolvido por nós, agentes públicos deve estar ancorado na prestação de bons serviços e na eficiência da gestão, é tudo o que buscamos”, declara.

“Foi uma reunião de chamamento para um diálogo dentro da auditoria”, pontua Anselmo Castilho. O superintende destacou o papel da FUNETEC na prestação de serviços de apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão e disse que a Fundação está de prontidão para ser avaliada em seus procedimentos de transparência.

Durante a reunião, os auditores fizeram uma breve explanação do que foi feito em avaliações e consultoria, entretanto, o escopo da reunião foi tratar da promoção do contato com a matéria inicial “avaliação de conformidade em Fundações de apoio no tema da Transparência Pública”. De acordo com o auditor Bruno Cabral, “a avaliação de conformidade será realizada na Fundação de Apoio segundo os critérios de Transparência Pública especificados no Acórdão n° 1178/2018 do Tribunal de Contas da União, e esta reunião buscou promover o contato inicial, apresentando as principais informações acerca da execução”, finaliza.

 

 Iris Souto Maior – jornalista do IFPB - Reitoria