Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 06 > Diretoria de EaD seleciona cursos complementares para formação de docentes

Noticia

Diretoria de EaD seleciona cursos complementares para formação de docentes

Iniciativa visa desenvolver competências na área de EaD para docentes e equipe pedagógico
por publicado: 12/06/2020 14h50 última modificação: 12/06/2020 15h47

A Diretoria de Educação a Distância ligada a Pró Reitoria de Ensino do Instituto Federal da Paraíba enumerou uma série de cursos de Formação Inicial e Continuada - FIC ofertados gratuitamente de forma on-line por instituições da Rede Federal e da Escola Virtual do Governo Federal. Os cursos vão complementar a Formação Inicial de Professores para a Educação a Distância, iniciada em maio.

De acordo com o Diretor de EaD do IFPB, Francisco Assis, a complementação irá contribuir para enriquecer as atividades produzidas por docentes e equipe pedagógica que atuarão no sistema EaD e atividades de ensino remoto. “A indicação desses cursos busca atender o desenvolvimento de competências para atuar no mundo digital. Essa demanda surgiu após solicitações e demandas apresentadas no decorrer da formação”, explicou o gestor.    

Entre os cursos disponíveis com carga horária que vão de 5 a 60 horas estão o Google Drive, Acessibilidade e Tecnologia, Ferramenta para Gravação de Videoaulas, Moodle para Educadores, Desenho Instrucional, Noções Gerais de Direitos Autorais e Fundamentos e Metodologia da Educação Corporativa.

Para ter acesso e se matricular basta acessar os links que estão nas informações complementares dos respectivos cursos listados a seguir:

 

Nome do curso: Acessibilidade e Tecnologia

Descrição do Curso: O curso aberto Acessibilidade e Tecnologia é uma iniciativa do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O curso se constitui numa proposta de metodologia flexível. Os cursistas podem acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) conforme sua conveniência, coaprendendo entre pares, por meio da participação nos fóruns. O conteúdo está distribuído em múltiplos objetos de aprendizagem.

Disponível em: https://mooc.cefor.ifes.edu.br/moodle/enrol/index.php?id=48

Nome do curso: Ferramenta para Gravação de Videoaulas

Descrição do curso: O curso aberto de Ferramenta para gravação de videoaulas é uma iniciativa do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) para proporcionar acesso livre aos conhecimentos produzidos pelo meio acadêmico. O curso se constitui numa proposta de metodologia flexível. Os cursistas podem acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) conforme sua conveniência, coaprendendo entre pares, por meio da participação nos fóruns. O conteúdo está distribuído em múltiplos objetos de aprendizagem.

Disponível em: https://mooc.cefor.ifes.edu.br/moodle/enrol/index.php?id=29

Nome do Curso:  Google Drive: Colaboração na prática

Descrição do curso: O Google Drive é uma ferramenta incrível: ele permite que documentos, apresentações, planilhas e muitos outros itens sejam criados "na nuvem". Além disso, ele permite armazenar seus arquivos e todas as interações que você faz com eles. E isto tudo acontece de maneira gratuita para quem está começando. No entanto, em muitos casos, a falta de compreensão dos conceitos de colaboração que o Google Drive traz leva a uma subutilização de suas ferramentas. 

Disponível em: https://mooc.cefor.ifes.edu.br/moodle/enrol/index.php?id=11

Nome do curso: Moodle para Educadores

Descrição do curso: O curso proporciona o conhecimento básico necessário para a edição de salas virtuais para cursos ou disciplinas na modalidade à distância ou para apoio à modalidade presencial. Apresenta a parte instrucional que orienta à produção da sala virtual com inserção de recursos e atividades e também busca levar o educador a uma reflexão sobre o potencial construcionista do Moodle como suas potencialidades para a realização de aulas com atividades colaborativas, bem como as possibilidades de acompanhamento e avaliação da aprendizagem.

Disponível em: https://mooc.cefor.ifes.edu.br/moodle/enrol/index.php?id=13

Nome do curso: Desenho Instrucional

 

Descrição do curso: Ótima oportunidade para que as pessoas envolvidas em processos de capacitação e formação no serviço público conheçam as características do processo de ensino-aprendizagem de adultos, os fundamentos do mapeamento de necessidades e as fases que compõem a modelagem de cursos e sua execução. O curso adota como base o modelo sistêmico Desenho de Sistema Instrucional, também conhecido como ADDIE.

Disponível em: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/250

Nome do Curso: Noções Gerais de Direitos Autorais

Descrição do Curso: Com o advento da internet, o compartilhamento de materiais aumentou significativamente, causando algumas dúvidas e incertezas em relação à autoria, uso e possibilidade de modificações desses materiais. Nesse curso, você conhecerá algumas questões gerais sobre direitos autorias no Brasil.

Disponível em: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/72

Nome do Curso: Fundamentos e Metodologia da Educação Corporativa

Descrição do CursoNo cenário globalizado, as organizações governamentais têm percebido os servidores públicos como seu principal ativo, o que faz com que a educação corporativa assuma um papel essencial no desenvolvimento e aprimoramento das competências profissionais. Neste curso, aprenda diferentes métodos e estratégias de ensino aplicados à aprendizagem corporativa e contribua para o crescimento organizacional.

Disponível em: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/271

Nome do Curso: Temos que dar aulas remotas... E agora?

Descrição do CursoAs aulas presenciais estão suspensas e temos que dar aulas online. São aulas planejadas para ser presenciais e que precisam ser remotas. Como manter o uso de metodologias ativas nesse formato? Como oferecer cursos inovadores? Como garantir que os objetivos serão alcançados? Neste curso buscamos discutir alguns conceitos, ferramentas e dicas para que você encontre suas próprias respostas.

Disponível em: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/313

registrado em: