Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 05 > "Educação em tempos de crise: contribuições do IFPB"

"Educação em tempos de crise: contribuições do IFPB"

O diretor-geral do Campus João Pessoa Neilor Cesar dos Santos e o reitor Nicácio Lopes discutem as ações do IFPB em tempos de crise
por publicado: 07/05/2020 19h56 última modificação: 08/05/2020 12h51

O tema "Educação em tempos de crise: contribuições do IFPB!" foi discutido nesta quinta-feira (7), na live organizada pelo Campus João Pessoa.

O encontro reuniu virtualmente o diretor-geral do Campus João Pessoa Neilor Cesar dos Santos e o reitor Nicácio Lopes, com tradução simultânea dos interpretes Nemuel Lima e Josineide Lima e foi transmitida ao vivo pelos perfis oficiais no Instagram e Youtube. O suporte para a transmissão foi realizado pela Coordenação de Produção Audiovisual do Campus.

A transmissão teve grande participação da comunidade. Estudantes e professores enviaram suas perguntas, antecipadamente,  por e-mail, intagram e facebook oficiais. Os gestores falaram das dificuldades impostas pela pandemia de COVID 19. Preocupados com a integralidade física e mental dos alunos, os gestores comentaram ações que são desenvolvidas no IFPB para atender a comunidade e afirmaram que o IFPB só retornará às atividades presenciais quando houver certeza que será seguro para todos. Sobre as aulas remotas, o reitor disse não haverá condições de oferecer essa modalidade de ensino se todos os alunos não tiverem uma estrutura de computador e internet  para que ele acompanhe as aulas de forma satisfatória.

Confira os principais pontos abordados  abaixo e assista a live na integra clicando aqui.

• O IFPB adotou o distanciamento social para proteger a comunidade, criando uma barreira sanitária em defesa da vida.
  • O retorno às atividades presenciais só acontecerá quando tiver a segurança de uma flexibilização do distanciamento social, recomendado pelas autoridades.
  • A utilização de ferramentas remotas para aulas ma modalidade EaD só será possível se todos os alunos tiverem acesso a computadores e internet. "Nenhum aluno podrá ser prejudicado", reforça o reitor.
  • Caso a data do Enem seja mantida, o reitor falou que há possibilidade de diálogo com as universidades para conciliar a expedição do diploma para o ensino médio poder ingressar no ensino superior.
  • O calendário está sendo constantemente analisado. Ainda não há definições sobre o retomada da EaD. Atualmente o calendário da EaD acontece concomitante ao calendário do presencial.
  • Os alunos beneficiários da assistência estudantil permanecem recebendo a ajuda nesse período de distanciamento social.
  • O IFPB está disponibilizando recursos tecnológicos para dar suporte as instituições de saúde, com a produção de álccol em gel, máscaras e outros produtos.´Também há uma campanha para levantar recursos para a compra de cestas básicas para famílias carentes. Saiba mais em IFPB Solidário.