Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 03 > Comunicado da Pró-reitoria de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação

Comunicado da Pró-reitoria de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação

PRPIPG dá orientações e avisos sobre prazos e procedimentos alterados em virtude da pandemia
por publicado: 18/03/2020 10h43 última modificação: 18/03/2020 11h36

Comunicado da Pró-reitoria de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação – PRPIPG

A Pró-Reitoria de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação, considerando a suspensão das aulas, no âmbito do IFPB, em virtude dos últimos acontecimentos que se configuram como estado de emergência da saúde pública no Brasil, e de importância internacional, decorrentes do Coronavírus (COVID-19) e, diante das medidas adotadas pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (CONIF), do disposto na Instrução Normativa nº 21, de 16 de março de 2020 e na Resolução AR 13/2020 - CONSUPER/REITORIA/IFPB DE 17 DE MARÇO DE 2010, comunica à comunidade acadêmica que:

• Os Editais de Pesquisa da PRPIPG/IFPB que estão em vigência, a exemplo dos Editais 16/2019 (PIBIC-EM/CNPq) e 36/2019 (PIBIC-EM/CNPq – Vagas remanescentes), InovaPós e de Desenvolvimento Tecnológico para a Inovação terão seu cronograma de execução ampliados pelo mesmo período de interrupção das atividades de Ensino, sem geração de ônus financeiro, sendo mantidos o pagamento de bolsas e auxílios aos estudantes bolsistas destes projetos da parcela de responsabilidade do IFPB. O replanejamento do cronograma e/ou a execução de atividades de forma remota das atividades será de responsabilidade do(a) Coordenador(a) do Projeto conjuntamente com os demais membros da equipe;
  • As bolsas de mestrado, mantidas pela PRPIPG/IFPB, continuarão a ser pagas normalmente, não havendo prorrogação para além do prazo de duração regular do curso, conforme definido no edital de seleção;
  • Os Editais de Pesquisa da PRPIPG/IFPB 01/2020 (Interconecta), 02/2020 (PIBIC-EAD) e 03/2020 (PIDETEC-EAD), estes dois últimos oriundos de parceria com a Pró-Reitoria de Ensino, que estão na etapa de avaliação, mantêm suas atividades e seu cronograma em conformidade com o que consta nos respectivos Editais. A execução dos projetos, no entanto, terá início só após o retorno das aulas.
  • As atividades da Diretoria de Pesquisa continuarão sendo realizadas normalmente, a exemplo de emissão de Declaração e/ou Certificados, certificação de grupos de pesquisa no sistema de Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do CNPq e acompanhamento dos projetos de pesquisa. O atendimento ao público ocorrerá pelos seguintes endereços de e-mail dp@ifpb.edu.br e secretaria.prpipg@ifpb.edu.br, além do telefone institucional (83) 99117-9072 (também WhatsApp), no período de 07h30 às 16h.
  • O atendimento ao público, pela Diretoria de Inovação Tecnológica ocorrerá pelos e-mails dit@ifpb.edu.br e cpi@ifpb.edu.br.
  • Os cursos de Especialização e Mestrado institucionais acompanhem a suspensão das aulas presenciais, podendo realizar as aulas à distância desde que haja a garantia do acesso de todo o corpo discente.   A depender da necessidade de cumprimento de prazos e da deliberação do Colegiado, os cursos poderão realizar defesas de trabalho de conclusão de curso, desde que atentem para as seguintes recomendações: público restrito, evitando aglomerações; realizar convite a professores examinadores residentes no próprio município, quando da realização de defesas presenciais ou viabilizar a participação de professores externos via webconferência, tendo em vista a proibição de viagens intermunicipais, nacionais e/ou internacionais; e higienização dos ambientes, primando pela segurança em saúde de todos os envolvidos.
  • No caso dos cursos de Mestrado em Rede (PROFNIT e PROFEPT), estes devem seguir as orientações da Rede em relação à suspensão ou não das atividades.
  • Quanto ao edital 07/2020 - PIQIFPB, que está em andamento, a Diretoria informa que, inicialmente, haverá manutenção do cronograma previsto. O início da execução, entretanto, poderá ser revisto, a depender das modificações do cenário atual. O atendimento ao público ocorrerá pelo email dpg@ifpb.edu.br ou cpg@ifpb.edu.br.
  • As atividades da Editora IFPB continuarão sendo realizadas em seu fluxo normal e por meio das ferramentas já utilizadas: Portal de Periódicos IFPB, Portal da Editora IFPB e e-mail institucional. Sendo assim, o recebimento de submissões permanecerá sob livre demanda, bem como os processos de avaliação e editoração seguirão sem alteração dos prazos já estabelecidos na rotina da Editora. O atendimento será realizado pelo número de Whatsapp (83) 98801-1696, o qual ficará sob a responsabilidade da servidora Maria Clara para o atendimento em horário de expediente (07h30 às 13h30) e pelo e-mail editora@ifpb.edu.br.
  • A Pró-reitoria trabalhará presencialmente pelo sistema de revezamento, conforme orientação que será emitida pela Diretoria de Gestão de Pessoas.

Silvana Luciene do Nascimento Cunha Costa
Pró Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós Graduação  – PRPIPG– Reitoria