Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 02 > Unidade de Auditoria Interna realiza consultoria junto a Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas

Noticia

Unidade de Auditoria Interna realiza consultoria junto a Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas

Encontro teve por objetivo auxiliar sobre gestão de riscos e controles internos
por Patrícia Nogueira publicado: 18/02/2020 10h33 última modificação: 18/02/2020 10h33

A gestão de riscos é um tema necessário na atualidade para a prática eficaz e eficiente das políticas públicas institucionais. Antever, identificar, analisar o risco e elaborar um plano de contingenciamento pode ser crucial para minimizar as incertezas e otimizar a promoção de um serviço público de qualidade.

Pensando nestes aspectos, a Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas solicitou junto a Unidade de Auditoria Interna Governamental (UAIG) uma capacitação sobre “Gestão de Riscos e Controles Internos”. O treinamento aconteceu nos dias 07 e 17 de fevereiro. 

De acordo com Auditor Interno Geral, Bruno Cabral, o encontro visa auxiliar a unidade avaliada no tema de Gestão de Riscos e Controles Internos, através do aconselhamento, treinamento e facilitação.

“As finalidades desse tipo de serviço irão agregar valor à organização e melhorar os seus processos de governança, de gestão de riscos e de controles internos, de forma condizente com os valores, as estratégias e os objetivos da unidade auditada, sem que o auditor interno governamental assuma qualquer responsabilidade que seja da administração”, afirmou Bruno Cabral. 

De acordo com o Diretor de Desenvolvimento de Pessoas, Edmundo Augusto da Silva Neto, durante o treinamento foram realizadas reuniões de levantamento, construção de plano de trabalho, treinamento teórico e prático e por fim haverá o momento de assessoramento na construção do plano de desenvolvimento de pessoas do IFPB com base nas ferramentas de gerenciamento de riscos. “A capacitação nos proporcionou um ganho institucional muito grande, pois poderemos planejar e prever situações, identificar e avaliar o seu grau do risco e fazer um plano de contingenciamento”, disse Edmundo.

De acordo com o auditor geral, a consultoria é prestada mediante solicitação do órgão ou do Conselho Superior e é um mecanismo de fortalecimento da governança, da gestão de riscos e dos controles internos do IFPB. “Estes trabalhos irão abordar assuntos estratégicos da gestão,  sua natureza e seu alcance, de acordo com os temas previamente acordados”, definiu Bruno.