Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 02 > Projeto de Extensão transforma realidade social da região de Picuí

Projeto de Extensão transforma realidade social da região de Picuí

Biblioteca comunitária “Canto do Picuhy” democratiza o acesso à literatura na zona rural e em instituições públicas
por publicado: 28/02/2020 14h08 última modificação: 28/02/2020 14h12

Imagine estar na sala de espera de um hospital e encontrar uma geladeira transformada em biblioteca. Quem é da região de Picuí e frequenta o Hospital Regional do município já está acostumado com a Geloteca, um projeto de Extensão idealizado pelo Campus Picuí com o objetivo de levar a leitura para os que não tem oportunidade de ter e/ou ler um livro paradidático.

O projeto faz parte das atividades da biblioteca comunitária “Canto do Picuhy” do Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Comunidades Rurais (NIACR) e é composto por livros paradidáticos como literatura brasileira, Infanto-juvenil e infantil. Segundo a professora Jeane Martins, coordenadora do Núcleo, a Geloteca vem auxiliando no tratamento dos pacientes do hospital que é referência na região. “Através da leitura, os pacientes - principalmente as crianças - acabam esquecendo por um momento a doença que têm e isso, segundo o serviço social da unidade hospitalar, deixa-os mais calmos e facilita o trabalho da equipe médica”.

Para o diretor do hospital, Alfredo Dantas, a unidade só ganha com essa iniciativa. "Uma leitura pode não tirar o sofrimento, mais pode aliviar a dor!", afirma.

A biblioteca comunitária “Canto do Picuhy” foi idealizada pelo ex-aluno do campus Caíque Rodrigues. As atividades do projeto foram iniciadas no coreto da Praça João Pessoa, no Centro de Picuí, onde, sempre às quartas-feiras, permitia a leitura e a troca de exemplares pela comunidade. Uma vez lido um exemplar, o leitor pode novamente realizar a troca levando outro título, de forma sucessiva, conforme seu ritmo de leitura.

Segundo a Professora Jeane Martins, o acesso à leitura é uma forma de democratização da informação, que permite “minimizar as diferenças culturais, econômicas e educacionais, resgatando valores e estimulando o hábito de ler”.

Sobre o Núcleo

O Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Comunidades Rurais (NIACR) funciona desde o ano de 2016, com cerca de 40 estudantes voluntários do Campus Picuí. A atuação do Núcleo abrange a Pesquisa, a Inovação e a Extensão, com atividades de consultorias e assistência técnica rural, hortoterapia, educação ambiental e realização de pesquisas científicas.

Texto: Verônica Rufino - PROEXC

Fotos: NIACR/Portal Picuí Hoje