Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 02 > CEPE realiza reunião ordinária e faz homenagem a representante do corpo discente

Estudante que participou de duas composições deixa o conselho para trilhar novos rumos
por Patrícia Nogueira publicado: 21/02/2020 10h46 última modificação: 21/02/2020 10h46

A participação dos representantes dos discentes nos órgãos colegiados é de suma importância para a democratização dos processos decisórios no IFPB. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) teve durante o biênio de 2017 a 2019 a participação do estudante André Albino de Sousa, como representante do corpo discente, tendo sido reeleito para o biênio de 2019 a 2021. No entanto, o estudante pediu afastamento do órgão uma vez que irá se formar no próximo mês. A despedida ocorreu nesta quinta-feira (20) durante reunião ordinária do conselho, presidida pela Professora Mary Roberta Marinho.

Nem a distância da sua cidade (Cajazeiras) para a capital, onde as reuniões acontecem uma vez por mês, foi um empecilho para a sua participação ativa na condução dos processos a que lhe eram destinados. “André sempre se mostrou um estudante responsável e comprometido, fazia tudo com muito empenho e por isso, resolvemos homenageá-lo durante a sua ultima reunião no CEPE”, afirmou a Diretora de Apoio e Assessoramento dos Órgaos Colegiados, Jamilly Anízio.

André em breve estará colando grau no curso de engenharia civil do Campus Cajazeiras. Ele afirma que foi um períododespedida de andre - CEPE.jpg de muito aprendizado: “poder representar o corpo discente dos campi de forma ativa foi a forma que encontrei de fazer um pouco por essa instituição que me acolheu tão bem”, disse o estudante. Ele encoraja outros alunos para seguir o exemplo dele: “É uma oportunidade grandiosa, um empenho múltiplo entre estudantes e campi. É também uma quebra de paradigma nos institutos poder estar na mesma mesa que professores, pró-reitores e até mesmo do reitor, discutindo as melhorias contínuas para o IFPB”, comentou.

“Nosso intuito é encorajar a participação dos discentes para que cada vez mais tenham um papel ativo não só dentro do CEPE, como também no Consuper. Casos como ele devem ser tomados como exemplo”, afirmou Jamilly. Há espaço para representação discente no CEPE e no Consuper. A escolha é feita a cada dois anos por meio de processo eleitoral. Estudantes de qualquer campi podem participar.

CODIR e CONSUPER – o mês de fevereiro foi marcado pelas primeiras reuniões do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior. O CODIR foi realizado dia 11 no Campus Itabaiana e o Consuper no dia 13, na reitoria. Dentre as principais temas abordados estavam o orçamento, internacionalização, ações das pró-reitorias, andamento de processos, aprovações de PPC e calendários acadêmicos. As reuniões do CODIR ocorrem de forma mensal, do Consuper de forma bimestral e do CEPE mensal. O calendário de reuniões para o ano de 2020 está disponível no portal do IFPB.

reuniao do CODIR.jpeg Reuniao do Consuper.jpg