Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 12 > Realizações marcam assistência estudantil

Noticia

Realizações marcam assistência estudantil

Mesmo com orçamento contingenciado, as ações planejadas para 2019 foram realizadas no IFPB
por publicado: 23/12/2019 12h08 última modificação: 05/02/2020 10h30

O ano de 2019 foi de muitas realizações e desafios para a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). O contingenciamento de parte do orçamento destinado aos Institutos e Universidades Federais impuseram dificuldades para a manutenção de ações planejadas para o ano, entretanto, adotando a postura otimista assumida pelo IFPB frente às adversidades, a PRAE conseguiu alcançar todas as metas estabelecidas, mantendo eventos e ações.

 Dentre os eventos realizados estão os Jogos Intercampi do IFPB que envolvem estudantes de diversos campi, promovendo a integração e a melhoria da qualidade de vida, por meio da prática esportiva. Composto pelas etapas: Litoral, Borborema e Sertão, o torneio é uma realização da Diretoria de Educação Física e Esportes da PRAE e movimenta mais de mil estudantes, nas modalidades de futsal, futebol de campo, tênis de mesa, xadrez, vôlei de quadra e areia, handebol e basquete. As etapas do encontro aconteceram em novembro.

Encontro de Estudantes_alunos.jpeg

Outro evento que se destacou foi o 1º Encontro de Estudantes do IFPB realizado, em maio, no Acampamento Água Viva em João Pessoa. Cerca de 140 alunos dos 21 campi participaram do encontro. Também houve participações de convidados dos movimentos estudantil e sindical que atuam em nível nacional. A ideia é Conhecer as reais necessidades dos estudantes e fortalecer as políticas e ações voltadas para a comunidade discente. Políticas de assistência estudantis, temas gerais sobre a educação pública e restrições orçamentárias entraram em debate.

Pensado no desenvolvimento de práticas inclusivas, o III encontro de Educação Física do IFPB, realizado em novembro, congregou profissionais da área, e alunos do Curso de Educação Física do Campus Sousa. A programação trouxe uma palestra, ministrada pelo especialista em fisiologia do exercício, Gilmar Araújo de Sousa, sobre o tema Paralímpiadas Escolares: uma perspectiva de inclusão nas aulas de educação física. Uma mesa redonda abordou o bullying e os desafios para educação física. Os alunos também tiveram oportunidade de apresentar trabalhos científicos e de participar de minicursos com o apoio do Campus João Pessoa.

cartilha.jpgAtenta aos perigos que desestabiliza a saúde mental de parte da população mundial, a PRAE desenvolve atividades de prevenção para estudantes e profissionais do IFPB. No Seminário de Saúde Mental: Promoção, prevenção e Cuidado no Campo Educativo, realizado, em dezembro, no Campus João Pessoa, foi apresentada a Cartilha de Saúde Mental, fruto do esforço coletivo, desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Saúde Mental (GTMS) do IFPB, e se propõe a discutir estratégias apresentadas por uma equipe composta por profissionais que atuam em diversas áreas relacionadas à saúde e ao ensino. A ação será continuada com a capacitação de profissionais para atuar junto à comunidade.

 Respeito à diversidade

 Também relacionado à saúde mental, o combate ao assédio foi reforçado no IFPB com a mobilização virtual IFPB com respeito.jpeg#IFPBComRespeito, lançada em agosto, pela Rede de Combate ao Assédio, contra o preconceito e a discriminação. A ação foi reforçada durante todo o mês de agosto, mobilizando todas as redes sociais do IFPB. A Rede atua nos campi e na reitoria no combate aos casos de assédio e de bullying, atendendo a servidores e alunos. Também foram realizadas campanhas da diversidade em combate a todas as formas de preconceito.

Os profissionais que atuam nos núcleos de apoio às pessoas com necessidades específicas (NAPNES), também tiveram, em agosto, o seu momento de aperfeiçoamento e capacitação. O IV encontro dos NAPNES trouxe reflexões e discussões sobre acesso e permanência das pessoas com necessidades educacionais específicas no espaço acadêmico, fortalecendo a Política de Inclusão da instituição. O objetivo é conhecer melhor as demandas nos campi para poder auxiliar e buscar melhorias para a efetivação do trabalho.

Macedo.jpgFazendo uma avaliação positiva das ações realizadas em 2019, o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, conta que termina o ano com o sentimento de dever cumprido e relata com muita alegria a nomeação de novos assistentes sociais. Os profissionais irão atuar nos campi mais novos do IFPB, onde existia a carência do profissional. Com as contratações Macedo pretende intensificar as ações da PRAE em todos os campi do IFPB.

 

Iris Souto Maior – Jornalista do IFPB

 

registrado em: