Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 11 > Acessibilidade é tema de oficina no EEAD

Acessibilidade é tema de oficina no EEAD

Ferramentas de inclusão na plataforma Moodle foram apresentadas durante o evento
por publicado: 29/11/2019 15h39 última modificação: 29/11/2019 15h39

Apresentar recursos disponíveis na Internet para proporcionar maior acessibilidade para estudantes de cursos a distância foi o objetivo da oficina realizada nesta sexta-feira (29), durante o 3º Encontro de Educação a Distância do IFPB.

Ministrada pelo servidor Fábio Albuquerque, a oficina intitulada “Ferramentas de Acessibilidade no Moodle” foi uma das atividades do projeto de pesquisa realizado em parceria com o estudante Natanael Guedes, recém-formado do curso de Sistemas para Internet do Campus João Pessoa.

Natanael teve paralisia cerebral após o nascimento, o que afetou sua capacidade motora e de equilíbrio, mas não a vontade de vencer na vida e ajudar pessoas com necessidades especiais. “Foi durante o curso que me empolguei para pesquisar sobre acessibilidade na Internet. Então, quando fui estagiar na Reitoria do IFPB tive a oportunidade juntar minha pesquisa aos conhecimentos de Fábio e, juntos, decidimos submeter um projeto, que foi aprovado no edital da EaD”, explica.

Segundo Fábio Albuquerque, a educação a distância vem crescendo constantemente, podendo se tornar, em dois anos, maior em números de vagas se comparada ao ensino presencial. “Nós temos que acompanhar esse crescimento possibilitando maior acessibilidade aos nossos alunos com algum tipo de necessidade educacional especial. O IFPB já está bastante adiantado nesse quesito”, avalia.

Verônica Rufino - DGCom