Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 10 > IFPB recebe visita do Deputado Pedro Cunha Lima

IFPB recebe visita do Deputado Pedro Cunha Lima

Deputado parabenizou a atuação do IFPB
por Patrícia Nogueira publicado: 07/10/2019 12h14 última modificação: 07/10/2019 12h14

Reconhecendo a atuação do Instituto Federal da Paraíba e sua contribuição para a educação no Estado da Paraíba, o Deputado Federal Pedro Cunha Lima realizou uma visita de cortesia ao Reitor do IFPB, Nicácio Lopes.

A visita foi motivada pelo recente desempenho do IFPB, alcançando nota 5 no recredenciamento institucional da EaD, o que rendeu elogios do deputado e despertou o interesse em visitar a instituição. “Este é um encontro que para mim traz um enorme entusiasmo, não só pelo que o Instituto já vem realizando na Paraíba como também de forma geral no país. Vemos resultados nesse tipo de investimento”.

Na ocasião, o Reitor Nicácio Lopes contextualizou os 110 anos de existência do Instituto ofertando educação na Paraíba. “Hoje temos cerca de 28 mil estudantes e atuamos em 21 unidades em todo estado. A maioria dos nossos alunos são oriundos de famílias com renda per capita de 1,5 salário mínimo. Diante deste fato, criamos uma Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, inédita na Rede Federal, para atender as demandas por auxílios moradia, transporte, alimentação, dentre outros”.

A Pró-Reitora de Ensino, Mary Roberta, destacou o desempenho dos alunos dos Institutos Federais no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Ela lembrou que o conceito 5 alcançado na educação a distância colocou o IFPB numa posição de destaque no cenário nacional. “Temos um curso de graduação na modalidade EaD, ofertado exclusivamente com recursos próprios, sem fomento externo”. Mary Roberta comentou também sobre o destaque dos estudantes em olimpíadas do conhecimento em diversas áreas.

Durante a visita, o Reitor Nicácio apresentou ao deputado o projeto de construção da nova sede da reitoria e pediu o apoio na destinação de emendas de bancada para atender ao pleito. Foi apresentada também a necessidade de recursos para a construção de um laboratório no Campus Campina Grande.

“Para mim, os Institutos Federais são exemplos do caminho a seguir e também do que temos pela frente. Podemos ser um instrumento de melhoria. Nós parlamentares podemos assumir essa responsabilidade de dar uma contribuição e entender o funcionamento da instituição e poder aumentar o seu alcance.”, disse o deputado Pedro Cunha Lima.

Sobre a visita, ele avaliou de forma positiva: “Estivemos na presença não só do Reitor como dos Pró-Reitores, para que a gente possa, no final do dia, conseguir ser eficiente naquilo que é obrigação do poder público e distribuir oportunidades para que as pessoas possam ter um projeto de vida exitoso”, concluiu.

Participaram da reunião no gabinete do reitor, a Pró-reitora de Ensino, Mary Roberta Marinho, Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Silvana Cunha, Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Cleidenédia Oliveira, Pró-Reitor de Administração e Finanças, Pablo Andrei, o Assessor Especial da Reitoria, Almiro de Sá, o Diretor do Campus Campina Grande, Albino Nunes, a Diretora do Campus Areia, Claudia Brandão e o Diretor de Obras, Vinícius Cabral.